Caso suspeito de coronavírus em Aracruz será confirmado ou descartado após análise no IOC/Fiocruz

O resultado deve ser divulgado em até sete dias

0
170
O IOC/Fiocruz é o laboratório de referência determinado pelo Plano Contingência para o Covid-19. Foto: Divulgação

Após testarem negativo para vírus comuns no Estado, amostras de um morador de Aracruz serão analisadas em laboratório do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro, para confirmar ou descartar a suspeita de Covid-19, o novo coronavírus. O jovem de 25 anos apresentou febre, coriza e mialgia após viagem a Singapura, na Ásia.

O resultado da primeira análise, realizada pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES) e divulgado ontem 27, descartou a presença dos vírus da influenza A e B e do vírus sincicial respiratório no paciente, mas não foi conclusivo para o novo coronavírus, o que tornou necessário o envio de suas amostras para o IOC/Fiocruz, que é o laboratório de referência determinado pelo Plano Contingência para o Covid-19.

De acordo com o Lacen-ES, as amostras para confirmação ou descarte do caso serão encaminhadas hoje 28, por via aérea. O resultado deve ser divulgado em até sete dias.

A secretaria de Estado de Saúde informou que o jovem apresenta quadro clínico leve, sem sinais de gravidade, sendo indicado, nesses casos, o isolamento domiciliar de acordo com o protocolo adotado no Brasil. “Caso apresentem sinais ou sintomas de gripe, familiares e pessoas que tiveram contato com o paciente deverão procurar o serviço de saúde mais próximo”, destaca o coordenador do Centro de Operações Estratégicas (COE), Luiz Carlos Reblin.

PUBLICIDADE