Findes sedia encontro de negócios com o Reino Unido

O encontro será de 9h às 11h30, no 9º andar da sede da Findes, em Vitória, e contará com a presença do cônsul-geral do Reino Unido, Anjoum Noorani. As inscrições são gratuitas e estão abertas até hoje 15 pelo link https://bit.ly/seminarUKBR

0
10
O mármore trabalhado em Cachoeiro de Itapemirim é um dos principais itens de exportação do Espírito Santo

O Espírito Santo é um Estado privilegiado em sua logística. Com ferrovias, rodovias, portos e aeroportos, a sua vocação natural para o comércio internacional é de extrema importância para a economia capixaba. Na próxima terça-feira 19, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) sedia o “Seminário de Comércio Exterior UK-BR“, evento para mostrar o potencial de novos negócios e fortalecer as relações do com o Reino Unido.

O encontro será de 9h às 11h30, no 9º andar da sede da Findes, em Vitória, e contará com a presença do cônsul-geral do Reino Unido, Anjoum Noorani. As inscrições são gratuitas e estão abertas até hoje 15 pelo link https://bit.ly/seminarUKBR. Em 2021, o Espírito Santo exportou US$ 19,4 milhões para o Reino Unido, sendo os produtos mais comercializados: café não torrado, mamão, tubos de ferro ou aço para oleodutos e gasodutos, granito e mármore.

Já no escopo da importação, o Estado nacionalizou R$ 70 milhões em produtos. Entre eles se destacam tubos flexíveis de ferro ou aço; estruturas flutuantes; chapas, folhas, tiras, fitas e outras formas de plástico; sucos e extratos de lúpulo e automóveis de passageiros. Os dados são do Funcex e do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, compilados pelo Observatório da Indústria da Findes.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento e Competitividade Industrial da Findes, Gustavo Rodrigues, o objetivo do encontro é debater as oportunidades de negócios entre Brasil e Reino Unido: “A decisão do Reino Unido em deixar a União Europeia trouxe mais flexibilidade para o comércio bilateral, o que pode beneficiar o Brasil e também as empresas capixabas”, comenta.

O Seminário de Comércio Exterior UK-BR é promovido pela Findes, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), Consulado do Reino Unido, Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon), Conselho Federal de Economia (Confecon) e Sindicato do Comércio de Exportação e Importação no Espírito Santo (Sindiex). Também participam do evento representantes da secretaria estadual de Desenvolvimento e secretaria da Fazenda.

A programação do evento ainda inclui um debate sobre agenda de reformas para aprimorar o comércio exterior no Espírito Santo. “Há várias propostas de mudanças que vão desde melhorias na infraestrutura logística até a simplificação da legislação aduaneira, que precisam ser aprimoradas para avançarmos na geração de riquezas com exportações e importações locais”, destaca o presidente do Sindiex, Sidemar Acosta.

Terça-feira (19/7)

Horário: A partir de 9h

Local: Auditório da Findes, 9º Andar da Sede da Federação, em Vitória

Inscrições: https://bit.ly/seminarUKBR

Programação – Seminário de Comércio Exterior

  • 9h – Abertura
  • 9h15 – Painel 1: Relações UK-BR e oportunidades para empresas do Estado
  • Anjoum Noorani, Cônsul-geral do Reino Unido no Brasil
  • 10h – Painel 2: Agenda prioritária do Comércio Exterior no Estado
  • Sidemar Acosta, presidente do Sindicato de Empresas de Comércio Exterior (Sindiex)
  • Wellington Victoriano, presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado
  • 10h30 – Painel 3: Agenda da infraestrutura logística e competitividade no Estado
  • Gustavo Rodrigues, coordenador de Desenvolvimento e Competitividade Industrial da Findes
  • Gustavo Peters, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada
  • Marília Silva, economista-chefe da Findes e gerente executiva do Observatório da Indústria
  • 11h – Painel 4: Tributação e Incentivos Fiscais do Comércio Exterior no Estado
  • Marcelo Altoé, secretário da Fazenda do Estado
  • Rachel Freixo, subsecretária de Competitividade do Estado
  • 11h30 – Encerramento
PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui