Findes negocia aquisição de até 5 milhões de vacinas contra covid-19

A compra das doses, se viabilizada, será efetivada por meio de uma parceria da Findes

0
11
Foto: Divulgação/Findes

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) vem realizando diversas ações para apoiar a sociedade e as empresas capixabas a passarem por este momento crítico da pandemia. Entre as medidas, está a negociação da compra de 3,5 milhões a 5 milhões de doses de vacina. Caso o acordo seja concretizado, os imunizantes podem chegar ao Estado em até três semanas.

A compra das doses, se viabilizada, será efetivada por meio de uma parceria da Findes, contando já com o interesse de outras Federações das Indústrias dos estados de Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Ceará. Esse processo está sendo discutido com um fundo que adquiriu quase 100 milhões de doses da vacina contra a covid-19 produzidas na Europa. Desse total, 60 milhões ainda estão disponíveis à venda.

Essas vacinas serão destinadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), como determina a legislação federal (Projeto de Lei PL 534/2021). Elas serão usadas na vacinação dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Após essa fase, metade dos imunizantes poderá ser usada pela iniciativa privada e a outra metade será remetida ao SUS, como estabelece a Lei.

PUBLICIDADE