
Nos três primeiros meses de funcionamento em Aracruz, a Farmácia Cidadã Estadual efetuou 10.548 atendimentos. Inaugurada em outubro do ano passado, a unidade oferta 354 tipos de medicamentos de alto custo no elenco padronizado, usados no tratamento prolongado de doenças crônicas.
De acordo com a secretaria de Estado da Saúde, a entrega dos medicamentos é feita exclusivamente por farmacêuticos e os pacientes saem da farmácia com as informações que precisam para usar as medicações corretamente.
Caso necessite de algum medicamento de alto custo, o cidadão deve recorrer à Farmácia Cidadã Estadual apresentando exames e documentos fornecidos pelo médico. Assim, a unidade abrirá um processo para avaliar a solicitação. Quando a avaliação é concluída, uma mensagem de texto (SMS) é enviada ao telefone do paciente ou do responsável informando se a solicitação foi aprovada ou não, e falando sobre a necessidade de entrar em contato com a farmácia para agendar o atendimento nos casos aprovados.
Em Aracruz, o horário de funcionamento da Farmácia Cidadã, situada no segundo andar da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Guaxindiba, é de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. Além de moradores do município, a unidade atende quem reside em Ibiraçu, João Neiva, Fundão e Santa Teresa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3270-7427.