Erick Musso lança mais três projetos de transparência na Assembleia

Os produtos são: Alesinha, Bip Legis e Ouvidoria

0
142
Foto: Ellen Campanharo

Por Dani Sans

O deputado Erick Musso, presidente da Assembleia, lançou na sessão de hoje 15, o lançamento de dois produtos e mais um terceiro, que pode revolucionar o modo como o cidadão capixaba enxerga o Poder Legislativo. Os produtos são: Alesinha, Bip Legis e Ouvidoria digital. Musso destacou que hoje “estamos dando continuidade a esse processo de inovação na Assembleia Legislativa, que está colocando o parlamento estadual capixaba como pioneiro no Brasil em diversas ações tecnológicas”

Segundo ele, “é apenas a primeira parte do pacote de medidas de inovação e tecnologia da Assembleia Legislativa, dando continuidade ao uso de ferramentas tecnológicas para aproximar o cidadão do parlamento estadual, conferindo mais transparência e participação popular nos atos do legislativo”.

E continua: “apesar das diversidades encontradas no serviço público, é possível a transposição de conceitos e tecnologias de gestão inspirados em práticas do setor privado, devida e criticamente ressignificados para a realidade da administração pública. E é por isso que a Assembleia Legislativa do Espírito Santo vem, há alguns anos, investindo em inovação. Começamos com o Ales Digital, que demonstrou que a inovação na administração pública é possível, mesmo considerando os obstáculos, servindo de referência à proposição de um programa estruturado que efetivamente resolve as necessidades internas de modo que a sociedade receba melhores serviços”.

OS NOVOS PRODUTOS SÃO:

Alesinha – PRIMEIRA ASSEMBLEIA DO BRASIL A TER ESSA TECNOLOGIA
• A Assembleia Legislativa está ciente do processo de transformação digital que o mundo está passando. Já há alguns anos estamos passando pelo que vem sendo chamado de 4ª revolução industrial. Essa revolução em termos práticos compreende o uso de tecnologias como a inteligência artificial para prestação de serviços de excelência no Poder Público.
• Por isso, estamos lançando a Alesinha, de forma pioneira no Brasil, entendendo que o uso da inteligência artificial é fundamental para que o Parlamento capixaba esteja mais acessível para o cidadão capixaba. A ideia é aproximar o cidadão capixaba do dia a dia da Assembleia, promovendo também a transformação digital da instituição, bem como aumentando o grau de transparência que é muito importante para um poder público como o Legislativo estadual .
• Queremos que o cidadão capixaba tenha uma experiência diferenciada quanto à forma de interação com a Assembleia com a mesma comodidade que ele interage com serviços e aplicativos que ele já utiliza no dia a dia por meio da tecnologia.
• A Alesinha será capaz de responder quase todas as questões sobre os serviços da ALES, sobre as atividades legislativas que estão ocorrendo. A ideia é que os serviços que a Assembleia oferece ao cidadão sejam ainda mais acessíveis através deste novo canal de interação.
• Também será possível que o cidadão conheça mais sobre os atuais deputados e sobre os projetos que estão trabalhando. Tudo isso com a mesma facilidade de interação como se o cidadão estivesse conversando (ou teclando) com um ser humano.
• Com a vantagem da inteligência artificial estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com um grau de transparência que só a tecnologia pode oferecer.
• A Alesinha está disponível tanto no site da Assembleia Legislativa para atender aos visitantes do site, mas também poderá migrar para outros canais de comunicação que são de uso comum do cidadão como o Whatsapp, telegrama, entre outros .
• São vários os benefícios diretos e indiretos que a transformação digital proporciona e a Assembleia Legislativa do Espírito Santo é a pioneira e protagonista nesse quesito, proporcionando esta aproximação com o público com o uso da tecnologia a serviço do cidadão.

BIP LEGIS
• O BipLegis foi desenvolvido utilizando-se o Ales Digital, plataforma que atua na digitalização de processos da Casa. O objetivo é dar uma nova opção de acesso a informações que já estão disponíveis e que são essenciais para o andamento das sessões plenárias.
• Com essa nova ferramenta, os parlamentares terão acesso mais rápido por meio do celular todas as informações pertinentes as sessões. Além da informação mais dinâmica, a proposta reforça uma política da Casa: a economicidade de recursos, nesse caso, a impressão no papel.
• Ao escanear o QR Code, o deputado tem acesso a um protótipo que foi criado especificamente para esse formato, um layout com informações sobre os projetos que estão na pauta para votação, bem como resultados de votações anteriores. Vale registrar que não houve custo para a implantação desse projeto.
• Com isso já implementado e em uso, estamos partindo para uma etapa mais ousada. Vamos instalar um QR Code gigante, na frente da Assembleia Legislativa, disponibilizando a ferramenta de acesso para os capixabas se informarem sobre as atividades e os serviços oferecidos na Ales.
• A forma de acesso das pessoas mudou bastante com a pandemia pelo novo coronavírus. Escanear um QR Code se tornou algo bem mais comum. Nós precisamos acompanhar esse processo, oferecendo informação literalmente na palma da mão.

Ouvidoria
• A Ouvidoria Legislativa é um canal de diálogo entre o cidadão e o parlamento estadual, que já atua recebendo demandas presenciais ou através dos canais tradicionais como telefone, ofícios e e-mail e por um dispositivo no site da Assembleia.
• Agora a Assembleia do Espírito Santo está disponibilizando um canal 100% digital através da internet, um hot site abrigado no site da Assembleia, onde qualquer cidadão poderá realizar reclamações, denúncias, sugestões ou elogios tendo possibilidade de acompanhar o andamento da demanda através do próprio sistema.
• O sistema disponibiliza ainda, para fins de transparência, um controle da estatística dos registros incluindo o tempo de resposta.
• Para conhecer a Ouvidoria digital, ou e-OUV, como a ferramenta é chamada, basta entrar no site da Assembleia (www.al.es.gov.br), clicar no link que direciona ao hot site ou acessar diretamente o endereço: ouvidoria.al.es.gov.br

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui