Empreendedores capacitados pela Oficina Escola de Cerâmica encerram curso de formação

A oficina faz parte do programa Território Criativo e Turístico Caminhos da Sabedoria

0
7
Foto: Beth Vervloet

Vinte e dois alunos da primeira turma foram formados pela Escola de Cerâmica Kanzeon Custódio Lopes Soares, do Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, em solenidade realizada na Parada Ibiraçu, na Praça Torii, ao lado do Grande Buda, comandada pelo abade Daiju Bitti e o diretor-superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo. A capacitação na formação e cerâmica foi realizada no período de maio de 2021 a junho deste ano, com carga horária de 440 horas.

O conteúdo das aulas foi dividido em três módulos: ensino básico – abordagem de conteúdos, com 40 horas; prática do conteúdo de cerâmica 1 – quando os alunos tiveram contato com a matéria prima (barro), técnicas e equipamentos, com 220 horas; e prática do conteúdo de cerâmica 2, voltada ao aperfeiçoamento das técnicas de modelagem e uso do torno, com 180 horas.

O projeto foi idealizado pelo abade Daiju Bitti, do Mosteiro Zen, para atender jovens, mulheres e idosos das comunidades do seu entorno. A iniciativa promove capacitação profissional na arte da cerâmica japonesa de alta temperatura e geração de renda para os alunos, com a comercialização das peças produzidas por eles. A escola é a primeira na América do Sul que proporciona esse tipo de curso.

A oferta da oficina faz parte das ações do programa Território Criativo e Turístico Caminhos da Sabedoria, desenvolvido por vários parceiros: Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES); Governo do Espírito Santo, por meio das secretarias de Turismo, Cultura e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes); Mosteiro Zen Budista; prefeituras de João Neiva, Ibiraçu, Fundão e Aracruz; Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde; Vale; Associação Amigos da Justiça e ECO101. A oficina, além de valorizar a economia local, especialmente os segmentos do turismo, do artesanato da região, é também criar um polo regional de cerâmica de alta temperatura.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui