Efeito coronavírus: veja o que abre e fecha em Aracruz

Diversos segmentos adotaram medidas de contenção e enfrentamento ao Covid-19, o novo coronavírus

0
443
Foto: Arquivo Folha do Litoral

Texto atualizado em 23/03

Em situação de emergência em saúde pública desde o último dia 16, Aracruz adotou uma série de medidas administrativas e sanitárias para o enfrentamento do novo coronavírus, causador da doença Covid-19, cuja proliferação foi classificada como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A partir daí, a Praça Heraldo Barbosa Musso (Praça da Paz), a Biblioteca Pública Municipal, o museus de Guaraná e Santa Cruz, o Teatro Municipal e os parques municipais foram fechados por tempo indeterminado.

Também por tempo indeterminado, o Centro de Convivência dos Idosos (CCI), as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e as agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine) suspenderam suas atividades. Os Conselhos Tutelares, por sua vez, passaram a atender exclusivamente por telefone – (27) 3270-7441/98885-5366 (Orla) e 3270-7441/99852-7537 (Sede). Já o Procon Municipal passou a atender pelo aplicativo Aracruz Online, além do telefone (27) 3270-7488.

O Covid-19 também provocou cancelamentos de eventos tradicionais. Programadas para ocorrer em 10 de abril, as encenações da Paixão de Cristo nas localidades de Córrego Alegre e Guaraná não irão ocorrer este ano.

Ainda em Aracruz, escolas públicas e privadas estão sem aulas, igrejas suspenderam atividades, academias de ginástica; boates; cerimoniais; barbearias; centros de estética; salões de beleza e áreas de lazer não funcionam, o horário de funcionamento de empresas do ramo alimentício sofreu alteração e o Hospital e Maternidade São Camilo restringiu visitas. A prefeitura ainda alerta que as pessoas não devem frequentar praias e outros espaços públicos abertos.

FUNCIONA NORMALMENTE
Drogarias, farmácias, mercados, supermercados, hipermercados, açougues, cuidados com animais e postos de combustíveis. Contudo, os responsáveis por estes estabelecimentos devem observar o fluxo de pessoas, não sendo permitidas aglomerações.

FUNCIONA COM RESTRIÇÕES
Feiras livres. Elas ocorrerão em horários e com normas definidas por ato administrativo, ficando vedada a comercialização de produtos como água de coco, caldo de cana, pastel, tapioca, churrasco e similares; plantas, flores e similares; e artesanatos em geral. Já as barracas deverão manter distância de, no mínimo, cinco metros.

FUNCIONA ENTRE 06H E 18H
Padarias. Os serviços de cafeteria dentro destes estabelecimentos, contudo, só podem ocorrer entre 8h e 16h.

FUNCIONA ENTRE 08H E 16H
Cafeterias, confeitarias, food trucks, lanchonetes, restaurantes, comércio ambulante de alimentos e consumo imediato e congêneres, incluindo os localizados nas estradas vicinais e municipais, rodovias estaduais e federais que cortam o município de Aracruz.

NÃO PODE FUNCIONAR
Bares, comércio varejista geral, lojas de rua, shoppings, cinemas, museus, academias de ginástica, boates, clubes recreativos, brinquedotecas, áreas de lazer de condomínio ou de meios de hospedagem, cerimoniais, hotelzinhos, parques aquáticos, parques de diversão, centros de estética, barbearias e salões de beleza.

NÃO PODE OCORRER
Eventos de massa, governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais e religiosos e outros com concentração próxima de pessoas, bem como excursões e passeios turísticos em qualquer tipo de transporte.

ESCOLAS E FACULDADES
Desde o último dia 17, as aulas nas escolas da rede municipal estão suspensas por 14 dias. Já nas escolas da rede estadual, por 15. Na escola do Serviço Social da Indústria (Sesi), as aulas também foram suspensas, havendo antecipação do recesso escolar entre hoje 23 e o dia 05 de abril. Na escola do Serviço Social do Comércio (Sesc), o recesso escolar também será antecipado. Por lá, as atividades serão retomadas no dia 07 de abril. Gestores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) decidiram pela suspensão das atividades letivas presenciais até o dia 27 de março, com a possibilidade de prorrogação ou revisão a qualquer tempo. A Faculdade Casa do Estudante (Face) suspendeu as aulas por 14 dias. Já as Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), depois de suspender aulas por três dias, voltou a ofertá-las até o próximo dia 30 em ambiente virtual.

HOSPITAL
No Hospital e Maternidade São Camilo, desde o último dia 17, as visitas estarão restritas por tempo indeterminado. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e nas unidades de categoria azul, amarela e dourada será permitido um visitante por paciente ao dia, estando suspensa a presença do acompanhante. O horário de visita na UADC será entre 11h e 11h20, e na UTI, de 11h40 às 12h. Já nas unidades azul, amarela e dourada, as visitas deverão ocorrer entre 17h e 18h. Na unidade verde, as visitas também irão ocorrer entre 17h e 18h. Nela, será permitido um visitante por paciente ao dia, estando autorizada a presença de um acompanhante. O Hospital e Maternidade São Camilo sugere que pessoas do grupo de risco (idosos, principalmente) não sejam acompanhantes.

IGREJAS
Muitas igrejas estão promovendo cultos online. É o caso da Primeira Igreja Batista em Aracruz (Pibara) e da Igreja Presbiteriana do bairro Jequitibá. A Primeira Igreja Presbiteriana de Aracruz suspendeu as programações até 1º de abril. A Segunda Igreja Batista em Barra do Riacho suspendeu as atividades entre até o dia 07 de abril. Na Paróquia São João Batista, entre hoje 23 e o próximo dia 06 de abril, a Igreja Matriz estará aberta para visitação e oração pessoal de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos sábados e domingos, entre 8h e 12h. A missa de domingo (7h) será transmitida por uma rádio local, bem como pela página da paróquia no Facebook. Já a secretaria paroquial estará fechada no período.

TRANSPORTE COLETIVO
Em relação aos serviços de transporte público prestados por empresas concessionárias, ficou determinado que todos os passageiros embarcados devem permanecer sentados, sendo proibida a locomoção de veículos com passageiros em pé. A frota deve ser reforçada para evitar aglomerações nas áreas de embarque e para atender à demanda nos horários de pico. Os veículos devem ser limpos e higienizados ao início e ao término de cada viagem. A Cordial Transportes e Turismo informou que reduziu temporariamente o número de horários em todas as linhas municipais que opera. A empresa sugere a todos passageiros o uso do Cartão Facilite neste período crítico de quarentena. “O cartão é de uso pessoal e evita a necessidade de contato/manuseio direto com dinheiro para pagamento de sua passagem”, comunica a Cordial, acrescentando a orientação de que fumantes, diabéticos e idosos evitem o transporte coletivo neste momento.

PUBLICIDADE