Ecoagentes finalizam capacitação em atitude sustentável realizada por Portocel

A Formação de Ecoagentes faz parte do Programa de Educação Ambiental de Portocel e teve a participação de 50 lideranças e moradores da Barra do Sahy, Barra do Riacho, Santa Marta e Vila do Riacho, em Aracruz

0
14
Foto: Divulgação/Portocel

Buscando promover e multiplicar atitudes sustentáveis junto à sociedade, o Portocel realizou, de maio a outubro deste ano, a Formação de Ecoagentes, uma iniciativa do Programa de Educação Ambiental de Portocel (PEA), que conta com a participação de representantes das comunidades de Barra do Riacho, Barra do Sahy, Vila do Riacho e Santa Marta, de Aracruz. Na capacitação, realizada on-line, teve quatro módulos, e os Ecoagentes reforçaram conceitos e práticas sobre atitudes sustentáveis.

As capacitações contaram com o apoio da Prefeitura de Aracruz, representada nos encontros pela gerente de Educação Ambiental da secretaria de Meio Ambiente de Aracruz, Ivone Lyra. A Formação de Ecoagentes é uma ação realizada pelo PEA de Portocel desde 2015 e a cada ano se fortalece, envolvendo e conscientizando mais pessoas na região.

Dentre os temas abordados nos quatro módulos estão “Hortas e Jardins”, “Atitudes Sustentáveis”, “Consumo Consciente” e “Compostagem”. Ao todo, 50 pessoas das comunidades concluíram a formação de Ecoagentes. Uma delas foi Cleonice Ridouphi, de Vila do Riacho, que fala da sua percepção: “É muito gratificante poder colaborar com a natureza de forma consciente. Já coloquei em prática o método da compostagem e minhas plantas no quintal já ganharam mais vida. A separação do lixo é de extrema importância para todos nós. Não vejo a hora de podermos retornar aos nossos encontros presenciais, que são de grande valia para nossa comunidade. Só tenho que agradecer por ter interagindo neste projeto tão valioso”.

Patrícia Aparecida Viana da Luz, de Barra do Riacho, participou juntamente com o marido e gostou da experiência. “Todo o conhecimento que tivemos no curso foi maravilhoso. Algumas atitudes sustentáveis nós já tínhamos, mas esse curso foi um divisor de águas pra nós. Estamos mais atentos a pequenos detalhes e hoje vemos o valor de cada pequeno gesto de conscientização. Agora temos o desafio de repassar e ensinar o que aprendemos aos nossos amigos, vizinhos e parentes. Somos Ecoagentes e essa luta não podemos perder”, afirma com entusiasmo.

PUBLICIDADE