Dr. Sixto Nelson Quinõnez Diaz: 50 anos de medicina dedicados a Aracruz

Considerado "médico dos médicos", Dr. Sixto começou a atuar em Aracruz na década de 1970 a convite do saudoso Monsenhor Guilherme Schmitz, com quem formou uma sólida parceria

0
1413
Dr. Sixto Nelson Quiñonez Diaz. Foto: Reprodução/Revista Desejo

Primeiro médico a fixar residência em Aracruz, o clínico geral, ginecologista e obstetra Dr. Sixto Nelson Quiñonez Diaz, 78 anos, está completando 50 anos dedicados à medicina no município. Formado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ele participou das principais decisões e idealizações na saúde aracruzense, sendo a construção do Hospital e Maternidade São Camilo a mais importante. E foi lá que o considerado “médico dos médicos” realizou a obra mais relevante de todas: cerca de 40 mil partos, trazendo uma quantidade expressiva de aracruzenses ao mundo.

Das cinco décadas que Dr. Sixto dedicou à área da saúde em Aracruz, mais de três foram de trabalho intensivo. Isso ajudou a materializar não só a construção do São Camilo, como também o programa educacional do hospital, que buscava conscientizar toda a comunidade, realizando uma medicina preventiva de alta escala.

Membro fundador da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e conselheiro da Fundação São João Batista (FSJB), além de ex-vereador e ex-secretário municipal de Ação Social, Dr. Sixto também contribuiu significativamente com a educação e a política local. Hoje, ele segue na ativa. Só está momentaneamente sem fazer o que mais gosta em razão da pandemia do novo coronavírus, estando cumprindo o isolamento social por integrar o grupo de risco para a covid-19.

Nascido em Caacupê, no Paraguai, Dr. Sixto começou a atuar em Aracruz na década de 1970 a convite do saudoso Monsenhor Guilherme Schmitz, com quem formou uma sólida parceria. “Preocupado com a circunstância de uma Aracruz totalmente desprovida de riquezas, com poucos moradores e maioria de lavradores, havia um sonho de construir um hospital para minimizar o sofrimento desses seres humanos. Com esse espírito, com essa grandeza e com a educação religiosa muito empossada em seu coração, Monsenhor Guilherme congregou-se à coletividade e materializou esse sonho”, lembra.

Juntos, Dr. Sixto e Monsenhor Guilherme estruturaram em Aracruz um sistema de saúde, até então, inexistente. O médico reforça: “naquela época o grande empreendimento dos aracruzenses era as lavouras e qualquer iniciativa esbarrava na carência da comunidade. Contudo, nestas circunstâncias extremamente humildes, houve quem soube motivá-la e incentivá-la a buscar uma solução para um problema crônico, que era a morte quase obrigatória das crianças, sobretudo, por doenças infecciosas. Monsenhor iniciou essa ideia e posteriormente tive a felicidade de ouvi-lo; de sentir sua forma de ser e o que ele desejava para o ser humano. Encantei-me pela filosofia dele e abracei a sua causa. Esse abraço, sem dúvida alguma, foi um convencimento espiritual”.

Dr. Sixto ajudou Monsenhor Guilherme a angariar recursos com as comunidades para construir o Hospital São Camilo. “Nós realizamos as feiras distritais onde se congregavam todos os moradores e a sociedade em geral. Foram mais de 18 feiras e um subsídio da Alemanha que permitiram adquirir o terreno e construir o hospital. Eu trabalhei como diretor do São Camilo por mais de 20 anos, vi aquele lugar crescer e realizar o nosso sonho, que era poder oferecer as condições de saúde para o povo”, recorda.

O médico e o vigário criaram ainda o embrião do que hoje é chamado de ESF (Estratégia de Saúde da Família), visitando de casa em casa e atendendo os moradores, tática que, anos depois, o Governo Federal veio criar oficialmente nos municípios. “Muito antes de existir o SUS [Sistema Único de Saúde], nós já organizamos tudo isso. Não apenas a construção do Hospital e Maternidade São Camilo. Não! Foi o programa educacional, que no interior funcionava, onde se faziam as vacinações, onde médicos e estudantes de medicina iam fazer palestra”, lembra Dr. Sixto, acrescentando: “edificamos casas onde funcionavam os centros comunitários utilizados para fazer a medicina preventiva. Então, a partir disso, as doenças infecciosas não acabaram, mas diminuíram de 80% a 90%. Talvez Aracruz tenha sido o município que iniciou o trabalho preventivo no Estado”.

Títulos e honrarias

Em 2010, Dr. Sixto Nelson Quiñonez Diaz recebeu o título de Cidadão Espírito-Santense. A honraria conferida pela Assembleia Legislativa foi concedida pelo então deputado estadual Marcelo Coelho. Em 2015, o médico recebeu o ‘Prêmio Destaque Homens Aracruzenses’, honraria conferida pela Câmara Municipal, onde exerceu dois mandatos seguidos de vereador (1993-1996 e 1997-2000), tendo se licenciado entre 19 de julho de 1994 e 1° de abril de 1996, período em que foi titular da secretaria municipal de Ação Social no 5° mandato do saudoso ex-prefeito Primo Bitti. Já em 2018, Dr. Sixto recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Dr. Afonso Schwab, maior honraria conferida a um médico pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O proponente foi o deputado estadual Dr. Hércules Silveira. O médico também já foi homenageado em diversas sessões solenes da Ales, como as dedicadas à Fundação São João Batista e ao Hospital e Maternidade São Camilo. Ambas tiveram como proponente o presidente da Casa, deputado Erick Musso.

Mais reconhecimento

Dr. Sixto Nelson Quiñonez Diaz vai dar nome à nova ala do Hospital e Maternidade São Camilo. Mais que merecida, a homenagem faz jus à trajetória do profissional e sua relevante contribuição ao desenvolvimento de Aracruz. O espaço, com obras em andamento, abrigará uma área específica para maternidade e leitos para pacientes internados através do convênio, particular ou SUS (Sistema Único de Saúde). A decisão pela homenagem ao médico foi do Conselho Curador da FHMSC (Fundação Hospital Maternidade São Camilo).

O clínico geral, ginecologista e obstetra fala da homenagem, que foi uma grande surpresa para ele. “Eu não sabia. Foi com grande surpresa que recebi a notícia. Homenagem em vida é uma coisa muito linda, você vivencia esse momento. Quanto é bom homenagear o ser humano pelos seus atos bondosos em vida. Só Deus sabe o quanto me emocionei. Sou grato pela escolha de meu nome, pela minha família, por poder trabalhar com pessoas maravilhosas e por ser testemunha de dois momentos históricos: o início e o engrandecimento do Hospital São Camilo, que novamente recebe um sopro extraordinário de bonança. Vejo-me felicíssimo diante de tudo isso. Liderados por pessoas com extrema sensibilidade, a Associação Vidas e o Conselho Curador abraçaram o São Camilo para que ele melhore e se adeque às exigências habituais. Resultados deste trabalho conjunto já surgiram e são exemplo do que vai ser o São Camilo: um hospital amado, humanizado e que abraça, indistintamente, a coletividade”.

Outra homenagem que Dr. Sixto recebeu em vida foi concedida em 2013, por meio do projeto pedagógico ‘Aracruz, aqui é o meu lugar’, desenvolvido anualmente com alunos do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Paulo Freire, do bairro São Marcos. “Foi uma das mais agradáveis surpresas receber este reconhecimento, que é a lembrança de um ser humano na vida da sociedade. É importante quando uma escola se propõe a retratá-lo de forma reconhecida. Sinto-me honrado com esta homenagem proveniente da Educação, que é a forma de transformar uma sociedade”, assegurou Dr. Sixto no momento, considerado por ele, de alegria e satisfação.

HOMENAGENS

DR. CHRISTOPHER E FAMÍLIA
“Como pai e cidadão tem sido uma referência, além de ser um profissional preocupado com o próximo. É também uma referência na família, não só para os filhos, mas também dos familiares do Paraguai. Dr. Sixto é, com certeza, um exemplo a ser seguido. Que Deus continue iluminando-o a levar atenção e carinho ao próximo”.
Dr. Christopher Quiñonez Diaz, representando filhos, noras e genros

DR. CLEVERALDO E FAMÍLIA
“Dr. Sixto Nelson Quiñonez Diaz é como um irmão para mim. É um exemplo de profissional, um exemplo de pessoa, um exemplo a ser seguido. Ele foi o primeiro médico de Aracruz e, de certa forma, sua dedicação profissional, o amor com o qual cumpria suas funções sempre pensando no bem comum é uma felicidade para a população. Que honra que eu tenho de tê-lo como colega de profissão. Que orgulho que eu tenho de tê-lo como amigo. Obrigado por estar aí hoje e dia após dia fazendo o melhor pela saúde da nossa querida Aracruz. É muito bom ver que a admiração, o carinho e o respeito que tenho pelo Sixto são nítidos em minha esposa, Penha, e nos meus filhos: Cássio, Vinícius e Michele. Parabéns, Dr. Sixto, pelos 50 anos de exercício ininterruptos da profissão em Aracruz. Parabéns pelo grande homem que é”.
Dr. Cleveraldo José Bermudes e família

ERICK MUSSO
“Reconhecimento, carinho e gratidão são as palavras que traduzem o nosso sentimento por Dr. Sixto Nelson Quiñonez Diaz, que é um daqueles homens predestinados por Deus e que fez da Medicina seu sacerdócio. Nós agradecemos pelos 50 anos de dedicação e amor por Aracruz! Obrigado por fazer parte da nossa história!”.
Erick Cabral Musso, presidente da Assembleia Legislativa

EVILASIO COSTA
“Um ser de luz transforma ambientes e pessoas, ninguém consegue ficar indiferente a uma pessoa que faz da ação humanitária a sua missão de vida. Dr. Sixto não é apenas um médico que cuida das nossas dores físicas, ele vai além, trata da alma das pessoas. Tem sempre uma palavra gentil para confortar um coração em desespero. Cultiva o saudável hábito de olhar as pessoas nos olhos, sem pressa. Carlos Drummond escreveu: Tem gente que tem cheiro de colo de Deus. De banho de mar quando a água é quente e o céu é azul. Ao lado delas, a gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis. Assim é o meu querido amigo Dr. Sixto. Abençoado seja”.
Evilasio Oliveira Costa, empresário; ex-presidente do Conselho Curador do Hospital São Camilo

HOSPITAL SÃO CAMILO
“Um grande homem que sempre esteve à frente de seu tempo; um incansável profissional que diante de tantas dificuldades no passado e também no presente, enfrentou-os e acima de tudo também apoiou todas as realizações do nosso hospital. Foi assim que nesses 50 anos de serviços junto aos aracruzenses, conseguiu implantar um atendimento humanizado, e reconhecidamente esse povo trabalhador o acolheu. Foram muitas as conquistas junto às pessoas, com o intuito de construir algo maior, a saúde de Aracruz e Região. Esta soma do Hospital São Camilo com o Dr. Sixto é orgulho para nós; e o reconhecemos também como esse ser humano dedicado ao bem maior, a VIDA!. Nossos parabéns, gratidão e toda felicidade!”.
Dr. Eduardo Pereira Soares, superintendente executivo do Hospital e Maternidade São Camilo, e Aroldo Lopes Rampinelli, presidente do Conselho Curador

LABORATÓRIO THONSON
“Dr. Sixto, nós, do Laboratório Thonson, sabemos que neste mundo há poucas pessoas tão genuínas como você e o parabenizamos por essa vontade de dedicar-se à população aracruzense com seu trabalho durante 50 anos da sua vida. Isso transforma sua profissão na saúde, em uma arte divina e muito especial. Por isso a vida tem todo prazer em lhe oferecer uma jornada inesquecível de dedicação às comunidades carentes e de realizar obras tão significativas como o Hospital São Camilo. Sinta-se orgulhoso das 40 mil vidas que trouxe ao município de Aracruz nos partos que realizou ao longo de sua profissão. O mundo precisa de mais pessoas como você, dedicadas e contribuindo para o desenvolvimento da saúde do município”.
Dra. Karoline, Dr. Márcio, Dra. Juliana e Dra. Maria da Penha Loureiro Amâncio. Direção do Laboratório Thonson

UNIMED PIRAQUEAÇU
“Há medicamentos para todas as espécies de doenças, mas, se estes medicamentos não forem dados por mãos bondosas, que desejem amar, não será curada a mais terrível das doenças: a doença de não se sentir amado”. Com esta frase de Madre Tereza de Calcutá, podemos resumir o que pautou a vida do nosso querido Dr. Sixto nesses 50 anos de dedicação com todos que lhe procuraram. É com muita alegria que a Unimed Piraqueaçu comemora os 50 anos de vida médica, dedicada ao povo de Aracruz, do querido Dr. Sixto, nosso “Coronel”, como é carinhosamente chamado por todos que com ele tem o prazer de conviver. Sixto é de fato uma pessoa ímpar, em sua inteligência, alegria, vitalidade e capacidade de expressar seu amor a todos sem qualquer distinção e mesmo sabendo de sua representatividade e importância à sociedade aracruzense, ele vive a cada dia praticando aquilo em que se tornou expert: dedicar todo o seu conhecimento ao bem do próximo!
Dr. Eudayr Alves Moreira Junior, presidente da Unimed Piraqueaçu

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui