Dr. Coutinho: “nosso governo será participativo, transparente, eficiente e humanizado”

Nesta exclusiva à FOLHA DO LITORAL, o prefeito eleito de Aracruz aborda questões de saúde, transição, pandemia, turismo e educação

0
508
Dr. Luiz Carlos Coutinho (Cidadania) foi eleito prefeito de Aracruz com 31,83% dos votos válidos. Foto: Divulgação

Trabalhar junto com os 17 vereadores eleitos em prol do município e fazer um governo transparente, eficiente e humanizado, ouvindo as entidades representativas da classe econômica e populares, são as propostas do prefeito eleito de Aracruz, Dr. Luiz Carlos Coutinho (Cidadania). Nesta exclusiva à FOLHA DO LITORAL, Coutinho aborda questões de saúde, transição, pandemia, turismo e educação.

Como prefeito eleito de todos os aracruzenses, o que o senhor gostaria de dizer à população neste momento?
Dr. Coutinho – a primeira palavra neste momento é de gratidão a Deus, à minha Família, ao meu vice-prefeito, aos candidatos a vereadores, aos nossos apoiadores e a todos que confiaram na nossa proposta, acreditando no projeto que desenhamos para o município de Aracruz. A partir de agora não existe mais uma sigla partidária. Nossa bandeira é a defesa do povo de Aracruz. Queremos fazer uma grande união de forças, dialogando com todos os segmentos da sociedade aracruzense, para fazermos juntos uma gestão de excelência.

De que forma resume como será a o seu governo?
Dr. Coutinho – nosso governo será participativo, transparente, eficiente e humanizado. Na última terça-feira já nos reunimos com a Amear [Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região], CDL [Câmara de Dirigentes Lojistas] e Findes [Federação das Indústrias do Espírito Santo], oportunidade em que ouvimos as demandas e sugestões destas três tão importantes entidades em nosso município. Na próxima semana continuaremos as reuniões, desta vez com entidades religiosas e demais segmentos da sociedade do nosso município, em busca também de sugestões.

Considerando o fato de o senhor ser médico, a população tem grande expectativa em torno da gestão Coutinho na área de saúde. Será a “menina dos olhos” do seu governo?
Dr. Coutinho – certamente a Saúde será prioridade em nossa gestão. Inicialmente, iremos conhecer a realidade das obras não concluídas, especialmente do Centro de Especialidades Médicas, para que os moradores não precisem se deslocar de Aracruz para outros municípios em busca de atendimento médico e realização de exames. Temos também projeto para instalação da Casa Azul, que cuidará especificamente da saúde do homem, além do retorno dos programas de atenção à saúde primária.

Por falar em saúde, como o senhor pretende encarar os desafios desencadeados pela pandemia do novo coronavírus, em especial na educação e, por estamos na iminência do verão, também no turismo?
Dr. Coutinho – estaremos atentos aos números da covid e seguiremos todos os protocolos de segurança determinados pela secretaria Estadual de Saúde. O retorno às aulas será pensado com muita cautela e responsabilidade, e somente será permitido no momento em que houver segurança tanto para os alunos quanto para os profissionais da educação. Em relação ao turismo, também precisaremos estar conectados com as recomendações da secretaria Estadual de Saúde em razão da pandemia. Estaremos promovendo reuniões com os empresários deste setor, para decidirmos juntos a melhor proposta, sempre com muito zelo pela saúde de nossa população.

O senhor já definiu a equipe de transição, dado o fato que estamos a pouco mais de um mês do início do mandato?
Dr. Coutinho – sim, inclusive nos reunimos ontem com o atual prefeito, apresentando os nomes de nossa equipe de transição e esperamos que os trabalhos possam ser iniciados na próxima semana.

O senhor pretende extinguir alguma secretaria?
Dr. Coutinho – inicialmente, faremos uma ampla análise da estrutura organizacional e das demandas de cada secretaria municipal. Se identificada a possibilidade de extinção, sem prejuízo dos serviços prestados à população, poderemos sim, promover essa redução.

O senhor já tem nomes que possam ser anunciados como parte do secretariado?
Dr. Coutinho – estamos iniciando as conversas com algumas pessoas cujos nomes nos foram apresentados por entidades, para que possamos escolher profissionais técnicos, para termos uma gestão de resultados.

Dos atuais secretários municipais, tem algum que possa ser aproveitado em seu governo?
Dr. Coutinho – ainda não conhecemos o perfil profissional de todos os atuais secretários e, como já disse, a análise para composição do secretariado passará por um critério de qualificação técnica.

O vice-prefeito Beto Vieira será aproveitado em alguma secretaria?
Dr. Coutinho – não temos pretensão de que Beto Vieira assuma nenhuma secretaria municipal. Preciso do Beto Vieira ao meu lado, ajudando-me a administrar nosso município, já que são muitos os desafios.

E o que o senhor espera dos novos vereadores em relação ao seu governo?
Dr. Coutinho – já iniciamos as conversas com os vereadores eleitos e temos certeza de que os 17 estão também imbuídos com os mesmos propósitos, de fazermos um brilhante trabalho em prol de nossa comunidade. Estaremos sempre abertos ao diálogo, discutindo com a Câmara de Vereadores as melhores propostas e projetos para o nosso município, buscando sempre o bem comum. Acreditamos que os vereadores serão grandes parceiros do Poder Executivo, em prol de uma gestão eficiente, de qualidade e resultados.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui