
A Câmara de Aracruz empossou, nesta sexta-feira 1°, o prefeito Dr. Luiz Carlos Coutinho (Cidadania), o vice Carlos Alberto Loureiro Vieira (Progressistas) e os 17 vereadores eleitos no último dia 15 de novembro. Representando o governador Renato Casagrande, esteve presente o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.
Devido à pandemia do coronavírus, a solenidade ocorreu com restrições. Cada vereador só pode levar até quatro convidados. A sessão foi presidida pela vereadora Etienne Coutinho Musso (Cidadania) já que o vereador Artemio Nunes Rossoni (PSB), o parlamentar mais velho da Casa, não estava bem disposto para conduzir os trabalhos.
Em seu discurso, Dr. Coutinho pediu união de forças entre Executivo e Legislativo e ressaltou que sua única bandeira é a defesa do povo de Aracruz. Disse ainda que sua administração terá como pilares a moralidade e a eficiência no trato do dinheiro público. O novo prefeito também falou em austeridade, atenção aos carentes e total transparência. “Honrado, orgulhoso e feliz, tomo posse com prefeito da cidade de Aracruz, onde nasci, cresci e vivi a maior parte da minha vida. Ser empossado no cargo de prefeito de Aracruz é um designo de Deus e, por isso, recebo essa missão com muita humildade e responsabilidade”, frisou Dr. Coutinho.

Eleição da Mesa Diretora
No biênio 2021/2022, a Câmara de Aracruz será presidida pelo vereador José Gomes dos Santos, o Lula (DC). Etienne Coutinho Musso (Cidadania) será a vice-presidente; Marcelo Cabral Severino, o Nena (PSD); será o 1° secretário e Vilson Benedito de Oliveira, o Jaguareté (PT); será o 2° secretário. A chapa recebeu 12 votos contra quatro da chapa composta pelos vereadores Adriana Guimarães Machado (Republicanos), Alcihélio Lima de Negrereiros, o Cecéu (PTC), Eliomar Antônio Rossato, o Bibi (PSL) e Roberto dos Reis Rangel (Podemos). Um vereador votou em branco.
O presidente da Câmara tem o papel de dirigir o Legislativo, colocar projetos na pauta das sessões, promulgar as resoluções, os decretos legislativos e até leis aprovadas na Casa caso o prefeito não sancione dentro do prazo legal ou o parlamento derrube um veto do Executivo. O presidente da Câmara também tem autoridade nas questões administrativas da Casa, como nomear ou exonerar servidores e conceder gratificações.
MESA DIRETORA DA CÂMARA DE ARACRUZ
Presidente: José Gomes dos Santos, o Lula (DC)
Vice-presidente: Etienne Coutinho Musso (Cidadania)
1° secretário: Marcelo Cabral Severino, o Nena (PSD)
2° secretário: Vilson Benedito de Oliveira, o Jaguareté (PT)