Dose de reforço contra covid-19 para idosos e imunossuprimidos em Aracruz

Para se vacinar é necessário apresentar o CPF e, caso tenha, o cartão de vacina

0
24
Foto: Humberto De Marchi/Secom PMA

Em Aracruz, idosos acima de 60 anos que receberam a segunda dose da vacina Coronavac há 150 dias (cinco meses) já podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a chamada dose de reforço. De acordo com nota da secretaria municipal de Saúde, “essa aplicação adicional atende a uma recomendação das autoridades de saúde em função da queda no índice de proteção que os antígenos ofereciam inicialmente, mesmo esse público estando completamente vacinado contra a covid-19”.

O município também está aplicando a 3ª dose em imunossuprimidos, independente da marca de vacina que eles receberam na 1ª e 2ª aplicação. A secretaria municipal de Saúde explicou que a decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde porque a morbimortalidade em indivíduos mais vulneráveis à covid-19 aumentou nas últimas semanas, apesar do avanço da vacinação no país.

A secretaria informa ainda que o reforço em imunossuprimidos será aplicado inicialmente em: pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses, pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida, pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3, pessoas com neoplasias hematológicas, pessoas em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias ou pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea.

Para se vacinar é necessário apresentar o CPF e, caso tenha, o cartão de vacina. Antes de buscar atendimento, vale consultar o cronograma de funcionamento das UBSs (veja abaixo). Até ontem 16, a secretaria municipal de Saúde registrava a aplicação de 142.880 doses de vacinas contra a covid-19, sendo 83.951 correspondentes à 1ª e 58.929 referentes à 2ª ou a dose única.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO NAS UBSS

SEGUNDA-FEIRA: Bairro de Fátima, Barra do Sahy e Santa Cruz;

TERÇA-FEIRA: Bairro Vila Rica, Coqueiral, Guaraná e Vila do Riacho;

QUARTA-FEIRA: Bairro Guaxindiba e Mambrini;

QUINTA-FEIRA: Bairros Jequitibá e Morobá, Jacupemba e Santa Rosa;

SEXTA-FEIRA: Bairro Bela Vista e Barra do Riacho.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui