Dom Lauro toma posse como quarto bispo da Diocese de Colatina

A missa contou com a presença de leigos, padres, religiosos, bispos de outras dioceses e autoridades civis e militares

0
13
Dom Lauro caminha com o báculo, sinal de serviço. Foto: Divulgação/Diocese de Colatina

Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, 62, é oficialmente bispo da Diocese de Colatina. Com público restrito devido à pandemia, sua posse canônica ocorreu na quarta-feira 2, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Colatina. A missa contou com a presença de leigos, padres, religiosos, bispos de outras dioceses e autoridades civis e militares.

O 4° bispo a liderar a Diocese de Colatina foi empossado e conduzido à cátedra pelo arcebispo metropolitano de Vitória, dom Dario Campos. Para simbolizar o momento, ele e o bispo emérito de Oliveira (MG), dom Francisco Barroso Filho, entregaram a dom Lauro o báculo, sinal de serviço.

“Hoje a Igreja de Colatina recebe e toma posse do seu quarto bispo, pois o episcopado é um serviço e não uma honraria. Claro, estou tomando posse canônica, mas vocês tomam posse da minha vida, do meu ministério. Aqui estou para servir e amar com alegria”, afirmou dom Lauro em sua homilia.

Ao final da celebração, o mais novo bispo de Colatina surpreendeu a todos ao beijar os pés do indígena Antônio Carlos, da Aldeia Pau Brasil, de Aracruz, num gesto de humildade, a fim de saudar todo o Povo de Deus.

Nascido em 29 de abril de 1959, dom Lauro foi ordenado bispo no último dia 25 de janeiro, em Viçosa (MG), onde estava à frente da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Ele foi nomeado novo bispo da Diocese de Colatina pelo Papa Francisco em 27 de outubro do ano passado. É licenciado em História e bacharel em Filosofia. Também é mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

PUBLICIDADE