Dia D de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado 30

A ação de imunização é voltada para jovens com idade entre 20 e 29 anos

0
11
Vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. Foto: Divulgação

Neste sábado 30, dia D da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aracruz irão funcionar de 8h às 12h. A ação de imunização é voltada para jovens com idade entre 20 e 29 anos, que não tenham tomado as duas doses da vacina tríplice viral (que também protege contra caxumba e rubéola) ou que estão com o esquema incompleto. Apesar de o município não ter registrado nenhum caso, vale a prevenção.

Aracruz, segundo informou a secretaria municipal de Saúde, tem encontrado dificuldade para atingir a meta de imunização de jovens por ser o grupo que acredita que por ter tomado uma dose da tríplice viral já está protegido. Vale lembrar, no entanto, que só está imunizado contra o sarampo quem tomou duas doses da vacina com intervalo mínimo de 30 dias.

Conforme o Ministério da Saúde, a campanha pretende conscientizar a população sobre a prevenção contra a doença, assim como diminuir as chances da propagação do vírus do sarampo. A avaliação da necessidade de vacinar ou não na fase adulta é feita pelos profissionais que atuam nas UBSs, a partir da avaliação da caderneta de vacinação do usuário.

“É muito importante que esse público procure as unidades de saúde para a avaliação do cartão de vacinação. Já quem não possuiu o documento, precisa colocar em dia, não só a vacina contra o sarampo, como também as que protegem contra outras doenças”, reforça Valquíria Scarpati, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Aracruz.

PUBLICIDADE