Descontos de até 60% na Black Fryday da CDL de Aracruz

Procon Municipal aponta que é importante fazer levantamento do que pode ser adquirido e ficar de olho para saber se descontos são realmente bons

0
63
Foto Ilustrativa: Rovena Rosa/Agência Brasil

Entre hoje 25 e o próximo sábado 27, vinte lojas irão participar da Black Fryday promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracruz. Com descontos que chegam a 60%, a iniciativa busca aquecer as vendas do comércio de rua da região central da cidade, de acordo com o vice-presidente da entidade, José Luiz Kirmse.

As lojas participantes são: Aggitos Boutique, Ahazo, Arte Sport, Evilasio Telefonia, Favorita, Foto Digital, Global Armarinho, Herbal Cosméticos, JaFesta, Kianda, Link Net, Medida Certa, Megalar, Mix Calçados, Origem Farma, Óticas Aracruz, Óticas Diniz, Óticas Veja, Só Colchões e ST tecidos.

A Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano pelo varejo e também pelos consumidores, pois é quando o comércio em geral oferece produtos com grandes descontos. Muitos consumidores aproveitam até para antecipar as compras de Natal.

Para que as compras sejam uma grande oportunidade de economia e não se tornem um problema posterior, a coordenadora do Procon de Aracruz, Melina Carvalho Rocha, alerta: “Antes de tudo é importante acompanhar o preço dos produtos anunciados antes desse período de promoção, para comprovar a veracidade dos descontos oferecidos, bem como lembrar sempre que o primeiro grande passo para evitar cair em uma cilada nessa Black Friday é se planejar”.

DICAS

Lembre-se que mesmo em um cenário de promoção, como a Black Friday, a dica é evitar a compra por impulso. É importante pesquisar os preços, inclusive comparando os valores de um mesmo produto entre diferentes estabelecimentos.

Confira sempre se os preços estão visíveis nas vitrines e anúncios. Antes da compra o consumidor tem o direito de ser informado sobre valores à vista, juros e eventuais acréscimos legais. No caso de dúvida, não hesite em perguntar ao vendedor.

Sempre exija a nota fiscal. Este é um documento obrigatório no comércio formal, além de essencial para acionamento da garantia ou eventual troca do produto posteriormente.

Procure saber as regras da loja para troca do produto. A política de troca é definida pela própria loja física, então pergunte no ato da compra essa informação.

COMPRAS ONLINE

Quando a compra for realizada pela internet, ou fora do estabelecimento comercial, não se esqueça que o consumidor tem o direito de desistir e receber seu dinheiro de volta, independente da justificativa. Porém, a comunicação ao fornecedor precisa ser feita em até sete dias após adquirir o produto, ou após recebê-lo.

Ainda sobre as compras online, é importante investigar a loja para verificar se o site e o fornecedor são confiáveis. Para isso, analise selos de segurança, se a sigla “https” consta na barra de endereço, e não compre sem antes dar uma conferida na reputação da empresa no www.consumidor.gov.br

Atenção com a compra em Instagram e outras redes sociais. Não forneça dados ou faça transferências e depósitos prévios. Cuidado com links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais.

Cuidado com promoções absurdas e desconfie das promoções milagrosas, especialmente que apareçam na sua tela durante a navegação na internet. Como já dito, o ideal é não clicar em anúncios e acessar diretamente o site oficial da empresa para pesquisar a veracidade dos valores anunciados.

Lembre-se sempre de dar “print” da tela nas compras online, tanto da tela com a descrição do produto comprado, informações de pagamento, além de prazos/preços de entrega. Essa é uma prova importante das condições da compra.

Por fim, não forneça seus dados pessoais, bancários e senhas em formulários online gerados por links ou anúncios. Dê prioridade ao pagamento por cartão de crédito, Paypal, PagSeguro e outras formas de pagamento com intermediação de empresas idôneas. Evite PIX e transferências diretas, especialmente quando o beneficiário estiver nominado como pessoa física.

DÚVIDAS OU DENÚNCIAS

Funcionando de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, o Procon Municipal de Aracruz está à disposição para orientações, dúvidas, realizar agendamentos de atendimento, recebimento de denúncias e demais serviços. Os telefones de atendimento são: (27) 99758-4620 ou 3270-7488.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui