Definida empresa que executará obras de macrodrenagem na Grande Bela Vista

As obras devem mudar a realidade de quem sofre há anos com incômodos rotineiros, sobretudo em épocas de chuvas elevadas

0
40
Foto: Divulgação/Secom PMA

Pelo valor global de R$ 47.445.686,08, a empresa Auditerra Terraplenagem, de Santos (SP), venceu a licitação para executar as obras de macrodrenagem e pavimentação do valão da Grande Bela Vista, em Aracruz. “Nos próximos dias poderemos dar a tão sonhada ordem de serviço”, frisou o prefeito Dr. Coutinho em vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura na quarta-feira 27.

As obras devem mudar a realidade de quem sofre há anos com incômodos rotineiros, sobretudo em épocas de chuvas elevadas, quando os alagamentos levam água e esgoto para dentro das casas e quintais situados no entorno do valão que corta os bairros Segatto, Fátima e Clemente. Os recursos foram obtidos por meio de convênio com o Governo do Estado.

De acordo com a secretaria municipal de Obras, as intervenções na parte de drenagem serão com os chamados ‘bueiros celulares’. Eles terão dimensão inicial de 3,0m x 2,0m e final de 6,0m x 2,0m, o que possibilitará o escoamento preciso da água. O diferencial do projeto é o espaço chamado de ‘pulmão’. Com capacidade de armazenamento para mais de 67 milhões de litros de água, ele será uma importante ferramenta para evitar os caóticos alagamentos em caso de muita chuva em curto espaço de tempo. Sua elaboração considerou os cálculos dos maiores volumes de chuva registrados em Aracruz nos últimos 50 anos.

Ainda de acordo com a secretaria, a pavimentação será em asfalto e contará com implantação de calçada cidadã, ciclovia e faixa multiuso. Alguns pontos, como no início do valão, no sentido Segatto-Fátima, contarão com estacionamento. Também será feita a parte de iluminação pública, além da sinalização vertical e horizontal.

PUBLICIDADE