Para evitar a contaminação dos trabalhadores da limpeza pública, a Prefeitura de Aracruz orienta para o devido cuidado no acondicionamento do lixo, principalmente vidros e objetos cortantes, usando dois sacos plásticos resistentes (um dentro do outro), e com enchimento até dois terços de sua capacidade.
O cidadão deve se certificar de que ambos estão devidamente fechados. Para fechar, usar lacre ou nó. Os sacos devem ser apresentados para coleta convencional nos dias e horários determinados em sua localidade. Outra orientação é evitar que os animais de estimação entrem em contato com os resíduos descartados.
O Núcleo Especial de Vigilância em Saúde elaborou nota técnica com orientações para prevenir a transmissão do novo coronavírus, bem como diminuir a exposição de trabalhadores da limpeza urbana ao vírus. O documento traz recomendações para o trajeto e a chegada dos trabalhadores ao local das atividades de rotina, para a organização e a adequação de processos e ambientes de trabalho e para a jornada de trabalho, além de orientações para a população.
Os moradores precisam redobrar a atenção no descarte do lixo. Um dos cuidados que podem é borrifar água sanitária ou outro alvejante para evitar ao máximo o risco de contaminação. Os moradores com suspeita ou contaminados não devem realizar a coleta seletiva durante a quarentena, pois todo o material descartado passa a ser lixo comum.