Subiu para quatro o número de moradores infectados pela Covid-19 (doença respiratória altamente contagiosa causada pelo novo coronavírus) em Aracruz. Neste sábado (04), a prefeitura do município confirmou mais dois casos de transmissão comunitária. Trata-se de um rapaz de 17 anos e uma mulher de 76 anos, ambos residentes da sede. Eles apresentam sinais leves da doença e encontram-se em isolamento domiciliar.
Ainda de acordo com a administração municipal, no início desta semana, o rapaz procurou uma unidade de saúde após apresentar sintomas. A mulher, por ser idosa, foi atendida em sua residência por uma equipe da Vigilância Sanitária. Foram colhidos, de ambos, os materiais para exame e, desde então, eles se encontram-se em isolamento domiciliar. Hoje (04), os dois pacientes tiveram diagnóstico positivo confirmado para a doença pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES).
Os outros dois casos confirmados são de duas mulheres, uma de 46 anos – ela segue em isolamento domiciliar – e outra de 54 anos, que está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra, apresentando quadro de saúde estável. Ambas residem na sede de Aracruz e, de acordo com a prefeitura, também foram infectadas por transmissão comunitária, ou seja, quando não é possível identificar a fonte da contaminação.
Diante do aumento do número de casos, a secretária municipal de Saúde, Clenir Avanza, enfatizou que “se houver flexibilização do comércio e o aumento de pessoas nas ruas, a curva de infecção será exponencial e haverá, em menos de duas semanas, um colapso do sistema de saúde em Aracruz. Neste momento é recomendado o isolamento social de todas as pessoas e que somente os serviços essenciais estejam funcionando, com as devidas cautelas sanitárias”.
Jones Cavaglieri, prefeito de Aracruz, alertou para que não se abandone o isolamento social, para quem pode ficar em casa, e os cuidados com a higiene. “Não saiam para as ruas. Fiquem em casa. Ajude-nos a conter esta pandemia no nosso município”, disse.
Além de quatro casos confirmados, Aracruz contabiliza 29 casos descartados e seis casos suspeitos do novo coronavírus, de acordo com boletim divulgado na noite deste sábado (04) pela da Secretaria de Estado da Saúde.
Confirmações
01/04 – Aracruz registra o 1° caso de Covid-19, uma mulher de 46 anos, moradora da sede do município;
03/04 – Aracruz registra o 2° caso de Covid-19, uma mulher de 54 anos, moradora de sede do município;
04/04 – Aracruz registra o 3° e o 4° caso de Covid-19, um rapaz de 17 anos e uma mulher de 76 anos, moradores da sede do município.
Abaixo comunicado emitido pela Prefeitura de Aracruz no Instagram.