Coronavírus: o exemplo que vem de Aracruz

O baixo número de casos suspeitos é um resultado direto da ação da prefeitura

0
50
Vista aérea da sede de Aracruz. Foto: Divulgação/PMA

Aracruz é conhecida por abrigar grandes plantas industriais como Suzano, Estaleiro Jurong e Imetame, além de um porto e intensa atividade comercial. A cidade com população estimada pelo IBGE em mais de 100 mil habitantes vem se destacando no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Com um eficiente bloqueio sanitário, não há registro de casos confirmados; apenas cinco casos suspeitos.

Todos os empreendimentos industriais e portos reduziram as atividades para evitar a proliferação do Covid-19. O baixo número de casos suspeitos é um resultado direto da ação da prefeitura. Desde os primeiros momentos foram suspensas as atividades educacionais, depois houve fechamento do comércio e o atendimento nas padarias e supermercados foi limitado. Outra medida essencial foi a adequação da rede de assistência e aquisição, com antecedência, dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

As medidas tomadas pelo prefeito Jones Cavaglieri e pela secretária municipal de Saúde, Clenir Sani Avanza, buscam cumprir a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS): reduzir o contato entre as pessoas. De acordo com a secretária, outras medidas já são adotadas para aprimorar a capacidade de resposta do município em caso de surto. “Estamos iniciando o treinamento de 27 médicos, com anestesista para a preparação da assistência de paciente com dificuldade respiratória grave e entubação. Vale ressaltar que o município tem cinco aldeias indígenas monitoradas e em pleno isolamento social”, afirmou.

PUBLICIDADE