Coronavírus: novo horário de funcionamento para o comércio e mais atividades suspensas em Aracruz

Atividades em barbearias, centros de estética, salões de beleza também estão suspensas. Novo decreto da Prefeitura de Aracruz, além de estabelecer novo horário comercial, ainda fez recomendação as empresas locais que tenham empregado funcionários em serviços fora do município

0
1473
Foto: Arquivo Folha do Litoral

Texto atualizado em 20/03

A partir de hoje (20), lojas comerciais de Aracruz deverão funcionar entre 12h e 18h, de segunda a sexta-feira. É o que determina o decreto municipal n° 37.782 (leia a íntegra aqui), publicado ontem (19). Aos sábados, o horário de funcionamento será o habitual (8h às 12h). A medida vigorará enquanto perdurar o estado de emergência causado pelo novo coronavírus, o Covid-19.

O novo decreto ainda suspendeu as atividades de novos segmentos. Áreas de lazer de meios de hospedagem, barbearias, centros de estética, parques aquáticos, parques de diversões e salões de beleza entram para a lista que já contava com academiais de ginástica, áreas de lazer de condomínios, boates, brinquedotecas, cerimoniais, cinemas, clubes recreativos, hotelzinhos e museus. Excursões, passeios turísticos e feiras livres (exceto a realizada aos sábados no Mercado Municipal) são outras atividades impedidas.

As padarias, a partir deste novo decreto, poderão funcionar entre 6h e 18h, contudo o consumo de quaisquer alimentos dentro destes estabelecimentos só poderá ocorrer entre 8h e 18h, mesmo período em que bares, cafeterias, comércios de bebidas, confeitarias, food trucks, lanchonetes e lojas de conveniência dos postos de combustíveis deverão funcionar. O mesmo horário vale para ambulantes de alimentação preparada para consumo imediato. Estabelecimentos do ramo alimentício que fazem exclusivamente atendimento interno (sem abertura ao público externo), por sua vez, poderão funcionar normalmente.

Drogarias, farmácias, mercados, supermercados e hipermercados poderão manter seus horários de funcionamento habituais, contudo deverão observar o fluxo de pessoas já que aglomerações estão proibidas.

O novo decreto também recomenda as empresas que empreguem funcionários em serviços e locais de trabalho fora de Aracruz que, ao retorno deste, seja cumprido o período de quarentena (14 dias de isolamento social), cabendo as empresas promover os meios de fiscalização necessários ao cumprimento desta medida.

Shopping Oriundi parcialmente fechado
Com exceção do Oriundi Supermercados, da Farmácia Preço Baixo e das Lojas Americanas, as demais lojas do Shopping Oriundi, inclusive as da Praça de Alimentação, estarão fechadas hoje (20). As clínicas, por sua vez, atenderão conforme agendamento. E o Cine Ritz Aracruz já não funciona desde a última quarta-feira (18). O supermercado e a farmácia atenderão em horário normal. Já a loja de departamentos funcionará entre 9h e 18h. A medida deve perdurar pelos próximos dias.

Horários de ônibus reduzidos
Concessionária do transporte público em Aracruz, a Cordial Transportes e Turismo reduziu temporariamente o número de horários nas linhas que ligam a sede do município aos distritos de Jacupemba e Vila do Riacho. As linhas que interligam os bairros da sede ainda não sofreram alteração, de acordo com a Cordial, que sugere a todos passageiros o uso do Cartão Facilite neste período crítico de quarentena. “O cartão é de uso pessoal e evita a necessidade de contato/manuseio direto com dinheiro para pagamento de sua passagem”, comunica a Cordial, que, além da redução de horários, adotou outras medidas diante das implicações da pandemia do Covid-19. É o caso da limpeza sistemática dos ônibus, corrimãos e áreas de circulação nos pontos finais; distribuição de álcool em gel para motoristas e cobradores esterilizarem as mãos. A empresa orienta ainda que fumantes, diabéticos e idosos evitem o transporte coletivo neste momento.

PUBLICIDADE