Em novo decreto (n° 37.767), publicado ontem 18, a Prefeitura de Aracruz suspendeu a partir desta quinta-feira 19 as atividades em academias de ginástica, áreas de lazer de condomínios, boates, brinquedotecas, cerimoniais, cinemas, clubes recreativos e museus enquanto perdurar o estado de emergência causado pelo novo coronavírus, o Covid-19. Também está proibida a realização de feiras livres, bem como o funcionamento dos chamados ‘hotelzinhos’, estabelecimentos em que os pais deixam os filhos enquanto trabalham.
O mesmo decreto determina o fechamento por tempo indeterminado da Praça Herlado Barbosa Musso (Praça da Paz), dos parques municipais, do Museu Histórico de Santa Cruz e do Museu Italiano de Guaraná, da Biblioteca Pública Municipal e das unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Ainda foi estabelecido um novo horário de funcionamento para bares, cafeterias, confeitarias, lanchonetes, padarias e restaurantes. Todos esses estabelecimentos e seus congêneres deverão atender o público entre 8h e 18h, de acordo com o decreto. Excluem-se os serviços do tipo delivery e atendimento apenas interno às empresas.
Drogarias, farmácias, mercados, supermercados e hipermercados podem, segundo o decreto, manter seus horários de funcionamento, devendo ser observado o fluxo de pessoas já que não serão permitidas aglomerações.