Você sabe como combinar cores?

Texto de Nathália Simmer (@natysimmer)

0
62
Nathália Simmer é consultora de imagem e estilo, formada pelo Instituto Moda Viva e estudante de produção de moda no CEET Vasco Coutinho. Ela se descobriu no mundo da moda e ama o seu serviço por poder ajudar as pessoas a valorizar sua imagem pessoal. Além da consultoria, trabalha também com mala planejada e análise de cor. Foto: Arquivo Pessoal

Você sabe como combinar cores? Essa é uma dúvida recorrente, mas muito simples de se resolver. As cores têm o poder de transformar e transmitir mensagens, por isso é tão importante fazer a escolha correta para se ter um resultado mais harmônico. Mas antes de qualquer coisa, é necessário entender sobre o círculo cromático.

O círculo cromático é uma ferramenta que vai te ajudar na hora de montar os looks. Ele é composto por 12 cores diferentes, entre elas estão três cores primárias, três cores secundárias e seis cores terciárias. A partir disso, conseguimos fazer várias combinações como análogas, monocromáticas, complementares e tríades.

Combinações monocromáticas são combinações feitas a partir de uma só cor, conhecido também como o tom sobre tom, podendo ter variação de intensidade e profundidade.

Combinações análogas são combinações feitas com cores vizinhas, ou seja, cores que estão lado a lado no círculo, como por exemplo o rosa e o vermelho, azul e verde, laranja e amarelo.

Combinações complementares são combinações feitas com cores opostas no círculo cromático, como por exemplo o roxo e o amarelo, verde e rosa, laranja e azul.

Combinações tríades são combinações de três cores que possuem a mesma distância entre si no círculo cromático, como por exemplo o laranja, roxo e verde. Apesar de acharem uma combinação difícil de se fazer, fica super harmônico por estarem proporcionalmente distantes no círculo.

Se você não tem o costume de misturar cores e quer experimentar, uma boa opção é começar fazendo essas combinações entre roupas e acessórios, que é uma forma mais discreta. Mas tudo é questão de experimentar, não tem certo ou errado, tem o que faz sentido para você!

O círculo cromático. Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui