Como um vereador é eleito? Entenda tudo agora

A eleição para as câmaras municipais sempre geram dúvidas e escrevemos esse texto para explicar todos os detalhes para você

0
72
Urna eletrônica. Foto: Divulgação

Você sabe como um vereador é eleito? Sabia que não é a maioria de votos que conta? Entenda de uma vez o processo. A eleição para as câmaras municipais sempre geram dúvidas e escrevemos esse texto para explicar todos os detalhes para você. O ponto de interrogação vem associado à quantidade de votos. Nem sempre o eleito é o candidato mais votado nas urnas, isso porque a vaga é conquistada pelo total de votos de todos os candidatos do partido. Pareceu confuso? Vamos explicar tudo e você não terá nenhuma dúvida mais.

Como um vereador é eleito? O cálculo é feito com uma regra chamada quociente eleitoral, ou seja, o número de votos necessários para cada uma das vagas disponíveis na disputa. De forma hipotética, vamos imaginar que uma cidade contabilizou 10.010 votos válidos e que conta com nove vagas para o cargo de vereador.

Para descobrir quantos votos são necessários para garantir uma destas vagas, basta dividir 10.010 por 9. Com esse cálculo, descobrimos que o quociente eleitoral é de 1.112 votos. Agora, vem outra dúvida. Então, para ser eleito um único candidato precisa ter essa quantidade de votos? Não é bem assim. Quem precisa somar esses votos é o partido, ou seja, todos os candidatos da sigla.

Outra regra importante é a que define o número de candidatos que cada partido pode apresentar. Com a aprovação da Emenda Constitucional nº 97, de 04 de outubro de 2017, e o fim das coligações nas eleições proporcionais a partir das eleições deste ano, cada partido pode apresentar até 150% do número de vagas na câmara de vereadores. Sendo assim, se o município tem nove vagas, basta fazer a conta: (9 x 150% = 13,5 candidatos).

Vamos supor que se os 13 candidatos do partido tiverem 1,3 mil votos, e o mais votado da sigla obteve 510 votos. Se ele fosse candidato único não seria eleito, mas com a ajuda dos demais candidatos, conseguiu ser eleito pelo quociente eleitoral. Na prática, isso significa que o partido conquistou uma vaga e caso o mais votado não possa assumir, o segundo mais votado ficará com a vaga e assim por diante. Ficou claro agora como um vereador é eleito?

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui