Comércio não essencial volta a abrir de segunda a sexta em Aracruz

O município saiu do risco alto para o moderado no Mapa de Gestão de Risco elaborado pelo Governo do Estado para ações qualificadas de enfrentamento à covid-19

0
750
Foto: Divulgação/Prefeitura de Aracruz

O comércio considerado não essencial de Aracruz poderá retomar o funcionamento de segunda a sexta-feira (exceto feriados), sem rodízio de segmentos, a partir da próxima segunda-feira 03. É que o município voltou ao risco moderado para a transmissão do novo coronavírus no Mapa de Gestão de Risco do Governo do Estado (veja mais abaixo). Com isso, a Prefeitura de Aracruz publicou neste sábado 1° o Decreto n° 38.279, que autoriza – até o próximo dia 7 – a abertura das lojas não essenciais de rua entre 12h e 18h.

No Shopping Oriundi, conforme prevê a Portaria Nº 100-R da secretaria de Estado da Saúde e reforça o Decreto Municipal n° 38.279, as lojas não essenciais vão abrir às 12h e fechar às 20h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados). Já as lojas da praça de alimentação do empreendimento irão funcionar entre 12h e 19h.

Lojas essenciais, inclusive do shopping, seguem com o horário regular e habitual de funcionamento. Em comum, todos os estabelecimentos comerciais estão obrigados a seguir as regras de biossegurança já determinadas pelo município. É o caso do uso de máscara de proteção facial por lojistas, comerciários e consumidores.

Ainda de acordo com o novo decreto, lanchonetes, pizzarias, restaurantes e sorveterias poderão funcionar de segunda-feira a sábado (exceto feriados), das 10h às 20h. Já bares, cafeterias, confeitarias, food trucks e congêneres seguem funcionando parcialmente, apenas com entrega imediata e delivery. O funcionamento da feira livre do Mercado Municipal também não sofreu alteração: quinta e sexta-feira, das 10h às 20h.

Espetáculos teatrais, sessões de cinema e shows estão liberadas no formato drive-in, onde a pessoa que adquiriu o ingresso poderá assistir a apresentação em seu carro. Já o transporte público municipal segue sem funcionar nos domingos e feriados.

Proibições/suspensões mantidas
Até o próximo dia 30 de agosto, seguem suspensas em Aracruz as aulas presenciais em escolas e faculdades tanto públicas como privadas. Também está suspensa a abertura de área de lazer de condomínio ou de meios de hospedagem, boates, casa de shows, cerimoniais, clubes recreativos, hotelzinhos infantis, museus e parques aquáticos ou de diversões. Entre os espaços públicos que seguem fechados ao público estão as agências do Sine, a Biblioteca Municipal, os campos de futebol, a Praça da Paz e as quadras poliesportivas. A visitação em unidades de conservação ambiental é outra atividade suspensa, assim como a realização de excursões de passeio/turismo em qualquer tipo de transporte coletivo. O município ainda proibiu a circulação e permanência de pessoas nas praias, riachos, lagoas e similares.

Mapa da Gestão de Risco
Vigente entre os dias 3 e 7 de agosto, a 16ª edição do mapeamento – o quarto feito com base na nova matriz de risco adotada pelo governo estadual – traz 10 municípios com risco alto, 46 com risco moderado e outros 22 com risco baixo. Na nova matriz de risco, a taxa de letalidade e o coeficiente de incidência passaram a considerar os casos e os óbitos dos últimos 28 dias, em vez do acumulado desde o início da pandemia. O objetivo é que cada um dos 78 municípios do Estado seja classificado de forma individual.

 

Ver essa foto no Instagram

 

O Governo do Estado anunciou, neste sábado (1º), o 16º Mapa de Risco Covid-19, vigente entre a próxima segunda-feira (03) e o domingo (09). Ao todo, 22 municípios capixabas estão classificados em Risco Baixo, outros 46 estão em Risco Moderado e dez em Risco Alto. ⠀ O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos. ⠀ Confira a classificação de todos os municípios capixabas em es.gov.br #GovernoES #UmPactoPelaVida #SaúdeES #MapadeRisco #coronavirus #covid19 #FiqueEmCasa #UseMascara

Uma publicação compartilhada por Governo do Espírito Santo (@governo_es) em

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui