Com 71 casos, Aracruz intensifica ações para conter avanço das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Mais de 1,1 mil casos suspeitos de dengue foram notificados este ano em Aracruz. Do total, quase 70 tiveram confirmação

0
478
Carro fumacê vai circular em Aracruz a partir desta semana, de acordo com a prefeitura do município. Foto: Divulgação/Ales

Não é só com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), que o morador de Aracruz deve se preocupar. Neste ano, a secretaria de Saúde do município confirmou 71 casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. São 69 casos de dengue, um de zika e outro de chikungunya. Os dados são referentes ao período entre 1° de janeiro e 24 de abril.

Segundo o 16° Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado na última sexta-feira 24 pela secretaria de Estado da Saúde, Aracruz está entre os 15 municípios capixabas com incidência média nas últimas quatro semanas (22/03 a 18/04).

A pulverização de inseticida por meio do chamado carro fumacê é o que a Prefeitura de Aracruz começa a utilizar nesta semana para conter o avanço das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Além disso, 48 agentes de controle de endemias seguirão atuando na vistoria de quintais e terrenos baldios para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito, que se reproduz em água parada. No entanto, a administração municipal pede que a população também faça a sua parte.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, os moradores podem aproveitar o momento de isolamento social para verificar a existência de possíveis focos do Aedes aegypti em suas residências. A verificação deve ocorrer em caixas d’água, tonéis, vasos de plantas, calhas, garrafas, lixeiras, bandeja do ar condicionado e a gaveta de degelo da geladeira.

Ainda de acordo com a secretaria, em caso de sintomas como febre acima de 37,8°C, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e/ou manchas vermelhas no corpo, o morador deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

PUBLICIDADE