Colonial Treviso se destaca pela produção de queijos especiais em João Neiva

A Cooperativa fica localizada na BR-259, no Km 19, sentido Colatina

0
47
O tipo Colonial Gourmet é uma criação da Cooperativa. Foto: Divulgação

João Neiva sempre foi conhecida por produzir queijos de qualidade e saborosos. Uma prática tradicional no município que dá a muitos produtores rurais o seu sustento. Foi com essa ideia, que em 2010, alguns membros da Cooperativa Agroindustrial de Acioli tiveram a ideia de criar uma queijaria cooperada. A construção do espaço começou no mesmo ano, mas a Colonial Treviso só conseguiu abrir suas portas em 2018, quando estava totalmente regularizada, com suas obras finalizadas e os equipamentos prontos para produzir.

Atualmente a Cooperativa, que faz parte da Rota do Queijo, funciona com sete funcionários e recebe de 600 a 700 litros de leite por dia, entregues por 25 associados e moradores de João Neiva. Com pouco mais de um ano de funcionamento, a cooperativa produz nove tipos de queijo, mas o diferencial da Colonial Treviso é que, além de produzir os tipos tradicionais, o espaço oferece queijos finos e especiais.

Leandro Giacomin Carlesso, presidente da Cooperativa, conta que o objetivo da Colonial Treviso é beneficiar os produtores da região. “Trabalhamos com um bom leite e sempre guiados pela fiscalização, isso nos garante produzir um queijo de qualidade e consequentemente ganhar mercado. Com isso ajudamos os produtores cooperados e levamos o nome do município para todo o Estado”, destaca.

O carro-chefe da Treviso é o Minas Frescal, sendo considerado o mais vendido. Mas além desse, também são produzidos os do tipo Parmesão, Colonial, Minas Padrão, Morbier, Provolone, Colonial Gourmet e Palmitinho. No local também é produzida ricota fresca e o iogurte. O tipo Colonial Gourmet é uma criação da Cooperativa. O queijo possui um tempo de maturação de 21 dias, o que lhe garante uma coloração mais amarelada, um sabor marcante e semelhante ao colonial tradicional. Um ótimo acompanhamento para massas, risotos e para se degustar acompanhando de um bom vinho.

Segundo Leandro, o desejo da Cooperativa é expandir a cartela de produtos ofertados. “Todos os nossos produtos possuem selo, o que garante que são de qualidade e bem fiscalizados. Estamos providenciando a documentação necessária para dar entrada em novos selos e produzir outros produtos como a mussarela, requeijão de corte, doce de leite e a manteiga”, finaliza.

A Cooperativa vende seus produtos para todo o município de João Neiva e da região e por ficar localizada próximo a BR, clientes de todos os lugares visitam o local. Para quem deseja comprar os produtos ou visitar as instalações da Colonial Treviso, ela fica aberta de segunda a segunda, com horário comercial durante a semana, e de 8h às 17h aos sábados e 9h às 17h aos domingos. A Cooperativa fica localizada na BR-259, no Km 19, sentido Colatina.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui