Chafariz de Santa Cruz precisa ser tombado pelo Patrimônio Histórico

D. Pedro II, em visita a Santa Cruz no ano de 1860, dedicou umas palavras em seu diário sobre o Chafariz que visitou: “fonte de duas bicas de água muito boa que corre duma montanha feita no tempo do Catão”

0
32
O Chafariz de Santa Cruz deve ser tombado para sua preservação. Foto: Reprodução/Facebook

Por Geraldo Magela (Facebook)

O Chafariz de Santa Cruz (não confundir com a Fonte do Caju), localizado no início do Morro do Cruzeiro, é a fonte de água mais antiga do local, desde 1553, sendo usada pela população da localidade, no início da colonização, ainda no tempo dos jesuítas. Eles não podiam naquele tempo usar a água da Fonte do Caju, pois era muito longe do centro da vila.

O Chafariz, localizado na rua Chafariz, no centro de Santa Cruz, é muito perto do centro e era utilizado por todos. Está meio abandonado nos dias de hoje. Precisa ser tombado pelo Patrimônio Histórico, preservado e reconstruído com uma arquitetura digna da sua importância e localização, além de preservação também da área verde do seu entorno, uma garantia de manutenção da água, nestes tempos de seca.

A Lei nº 9, de 24 de julho de 1854, destinou verba para a construção do que parece ser o primeiro chafariz no local, denominado “Tanque”, junto à fonte de água aos pés do morro situado por trás da igreja Matriz, na antiga estrada para Coqueiral, antes da abertura da nova rodovia do Sol (ES-010).

O presidente da Província, Olímpio Carneiro Viriato Catão, informa em seu relatório do ano de 1858 que a verba havia sido entregue ao cidadão José Alves da Cunha Bastos, responsável pela obra. E no ano de 1859, em seu relatório, o presidente da Província, Comendador Monjardim, afirma que estava pronto o chafariz, “em que se despendeu a quantia de 1:148$160 rs (réis)”.

D. Pedro II, em visita a Santa Cruz no ano de 1860, dedicou umas palavras em seu diário sobre o Chafariz que visitou: “fonte de duas bicas de água muito boa que corre duma montanha feita no tempo do Catão”.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui