Chafariz de Santa Cruz precisa ser tombado pelo Patrimônio Histórico

D. Pedro II, em visita a Santa Cruz no ano de 1860, dedicou umas palavras em seu diário sobre o Chafariz que visitou: “fonte de duas bicas de água muito boa que corre duma montanha feita no tempo do Catão”

0
43
O Chafariz de Santa Cruz deve ser tombado para sua preservação. Foto: Reprodução/Facebook

Por Geraldo Magela (Facebook)

O Chafariz de Santa Cruz (não confundir com a Fonte do Caju), localizado no início do Morro do Cruzeiro, é a fonte de água mais antiga do local, desde 1553, sendo usada pela população da localidade, no início da colonização, ainda no tempo dos jesuítas. Eles não podiam naquele tempo usar a água da Fonte do Caju, pois era muito longe do centro da vila.

O Chafariz, localizado na rua Chafariz, no centro de Santa Cruz, é muito perto do centro e era utilizado por todos. Está meio abandonado nos dias de hoje. Precisa ser tombado pelo Patrimônio Histórico, preservado e reconstruído com uma arquitetura digna da sua importância e localização, além de preservação também da área verde do seu entorno, uma garantia de manutenção da água, nestes tempos de seca.

A Lei nº 9, de 24 de julho de 1854, destinou verba para a construção do que parece ser o primeiro chafariz no local, denominado “Tanque”, junto à fonte de água aos pés do morro situado por trás da igreja Matriz, na antiga estrada para Coqueiral, antes da abertura da nova rodovia do Sol (ES-010).

O presidente da Província, Olímpio Carneiro Viriato Catão, informa em seu relatório do ano de 1858 que a verba havia sido entregue ao cidadão José Alves da Cunha Bastos, responsável pela obra. E no ano de 1859, em seu relatório, o presidente da Província, Comendador Monjardim, afirma que estava pronto o chafariz, “em que se despendeu a quantia de 1:148$160 rs (réis)”.

D. Pedro II, em visita a Santa Cruz no ano de 1860, dedicou umas palavras em seu diário sobre o Chafariz que visitou: “fonte de duas bicas de água muito boa que corre duma montanha feita no tempo do Catão”.

PUBLICIDADE