Central Integrada de Segurança tem resultados positivos em Aracruz

O investimento da Prefeitura de Aracruz no novo sistema altamente tecnológico da Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) garante o funcionamento de mais de 100 câmeras, 24 horas por dia, garantindo mais segurança aos cidadãos aracruzenses

0
52
Foto: Divulgação/Secom PMA

Com menos de três meses de funcionamento, a Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) da Prefeitura de Aracruz vem apresentando resultados significativos quanto à redução dos casos de violência e criminalidade no município. Implantado desde o início de maio, o sistema é o mais novo aliado na garantia da segurança de todos os cidadãos aracruzenses.

O sistema de cerco eletrônico atua com 57 câmeras que atuam no monitoramento de vias públicas, identificando veículos com restrições. Ele ainda conta com quatro dispositivos que fazem a identificação semafórica, detectando avanços nos sinais, faixas de pedestres e acidentes. Dados da secretaria municipal de Administração apontam que após a implantação do sistema já foram 11 apreensões de veículos, sendo oito carros e três motos, dois indivíduos presos após abordagem policial e a identificação de um veículo clonado.

Henrique Cursino, que teve seu caminhão de trabalho roubado, conta que, com o auxílio das câmeras, obteve a informação de onde seu veículo estava: “O trabalho em conjunto da Polícia Militar com a CISI identificou que o veículo havia saído do município. Com isso, acionamos a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que identificou a localização e estou aguardando a finalização da ação. Os equipamentos são muito bons. Os que tinham antigamente, a chance de recuperar o meu caminhão era zero”.

A CISI também opera na segurança de ruas e bairros, com 60 câmeras de videomonitoramento, sendo dez fixas e 50 de 360º (itinerantes, podendo ser retiradas de um local e colocadas em outro, conforme identificadas as ações criminais) instaladas em pontos estratégicos do município. Com esses equipamentos já foram registradas 15 abordagens policiais, dois recolhimentos de animais em vias públicas, identificação de seis casos de uso de entorpecentes, quatro acidentes em vias públicas e 18 casos da utilização de entorpecentes em espaços públicos e um assalto.

“Sou comerciante há oito anos e o novo sistema nos deixa mais tranquilos quanto às ações criminais. Os equipamentos facilitam a identificação dos indivíduos e a elucidação dos crimes”, comenta Ana Angélica Martins Inácio. As ações são realizadas em parceria com órgãos que compõem a segurança pública do município e Estado, onde a CISI pode ser acionada pelos órgãos, ou, os próprios operadores podem acionar os órgãos, caso identifique ações suspeitas.

“A tecnologia é um fator essencial para dar mais eficiência às ações policiais e a CISI é uma ferramenta poderosa que oferece aos órgãos da segurança pública a capacidade de realizar ações com muito mais eficiência, como o direcionamento inteligente das equipes a determinados locais e a busca de informações. A ferramenta é tão importante que já faz parte do rol de procedimentos da Polícia Militar, gerando excelentes resultados”, destacou o capitão Sérgio Alexandre Barbosa Vieira, chefe da Seção de Planejamento do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

O sistema

O investimento da Prefeitura de Aracruz no novo sistema altamente tecnológico da Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) garante o funcionamento de mais de 100 câmeras, 24 horas por dia, garantindo mais segurança aos cidadãos aracruzenses.

Além das câmeras, o sistema também oferece os serviços das tagarelas. São alto-falantes instalados junto às câmeras de videomonitoramento e podem ser utilizados para disparar informação por meio de áudio à população. A utilização dos equipamentos contribuiu para a redução do uso de entorpecentes na Praça Heraldo Barbosa Musso, trazendo de volta as famílias que frequentam o espaço.

“Aracruz vive uma nova realidade quanto à segurança pública. A CISI veio para trazer mais tranquilidade às pessoas e, no período de pouco menos de três meses de funcionamento, contribuiu com a resolução de muitos crimes. Um investimento significativo e que se tornou um grande aliado na garantia da segurança da população”, enfatizou Marcus Coelho, secretário municipal de Administração.

Para o prefeito Dr. Coutinho, investir em segurança é a garantia de uma cidade mais evoluída, sem crimes e feliz “O objetivo é proporcionar o melhor e fazer de Aracruz um lugar melhor para se viver e investir nessa tecnologia. Não são apenas câmeras, é a garantia de qualidade de vida dos aracruzenses e de um município mais seguro”, concluiu.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui