Candidatos comentam 1ª pesquisa FOLHA DO LITORAL/Brand em Aracruz

Registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo ES-08862/2020, a pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 6 de outubro, com 400 moradores e eleitores residentes na área urbana, litorânea e rural de Aracruz

0
342
Foto Ilustrativa: Divulgação

Após a divulgação dos resultados da primeira pesquisa FOLHA DO LITORAL/BRAND, na última sexta-feira 09, com cenários para a corrida pela Prefeitura de Aracruz nas eleições municipais de 15 de novembro próximo, cinco dos sete candidatos a prefeito comentaram seus desempenhos junto ao eleitorado. Um não quis comentar e outro não enviou a sua opinião.

Registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo ES-08862/2020, a pesquisa – realizada entre os dias 2 e 6 de outubro, com 400 moradores e eleitores residentes na área urbana, litorânea e rural de Aracruz – indica um empate técnico entre o vereador Alcântaro Filho (PSD) e o médico e ex-vereador Dr. Luiz Coutinho (Cidadania) nas menções estimulada e espontânea, dentro da margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

O levantamento estimulado aponta Alcântaro com 23,3% das intenções de voto, contra 20,5% de Dr. Coutinho. Na sequência, aparecem o prefeito Jones Cavaglieri (Solidariedade) com 9,3%, major Wallace Vieira (PRTB) com 6,5%, Evilasio Costa (PDT) com 3,0%, Paulo Neres (PSC) com 2,3% e Adilson Simão (PT) com 0,8%. Os eleitores que não sabem, não responderam e indecisos somam 20,3%. E aqueles que disseram que não votam em ninguém, branco ou nulo somam 13,8%, enquanto os que disseram que não irão votar são de 0,5%.

Quando a pesquisa é espontânea, Alcântaro aparece com 10,3% das intenções de voto, seguido de Dr. Coutinho com 8,5%, Jones com 4,8%, major Wallace com 3,0%; Evilasio com 2,0%; Adilson com 0,8% e Paulo com 0,3%. O percentual de quem não sabe, não respondeu e indecisos soma 66,8%. Os eleitores que disseram que não votam em ninguém, branco ou nulo são 3,1%.

Por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, a reportagem da FOLHA DO LITORAL solicitou diretamente aos sete candidatos a prefeito que comentassem, respeitando o máximo de 300 caracteres (sem espaços), os resultados da primeira pesquisa contratada pelo jornal à Brand Pesquisas, sendo 16h do último dia 14 o prazo para envio dos comentários. O major Wallace Vieira e Paulo Neres não se manifestaram. Leia abaixo o que disseram os demais candidatos.

Foto: Divulgação/TSE

ADILSON SIMÃO (PT)
“A nossa caminhada apenas começou. Ontem 15, concedi entrevista para a Rádio Mais FM e levei minhas propostas aos associados da CDL [Câmara de Dirigentes Lojistas]. Nos próximos dias, estarei participando de outros eventos e acredito que após destacarmos o modo petista de governar nessas apresentações, bem como na propaganda eleitoral gratuita, o cenário das pesquisas será outro”.


Foto: Divulgação/TSE

ALCÂNTARO FILHO (PSD)
“A pesquisa mostra que a população de Aracruz quer mudanças, novos projetos, novas ideias, um novo rumo na Prefeitura. Quer um prefeito comprometido com o combate à corrupção e com uma administração moderna e inovadora. Agradeço a confiança da nossa gente e tenho certeza que minha candidatura é a única que vai ao encontro a todo esse desejo de mudança”.


Foto: Divulgação/TSE

DR. LUIZ CARLOS COUTINHO (Cidadania)
“Recebo com felicidade os números e o carinho da população de Aracruz. É reflexo de nossas caminhadas pelas ruas, da nossa boa reputação e da fé que temos em dias melhores. Estamos no começo da caminhada, mostrando a ascendência de nossa candidatura como um projeto viável para o município, ainda falta muita estrada e eu conto com cada aracruzense”.


Foto: Divulgação/TSE

EVILASIO COSTA (PDT)
“Este ano um complicador é o fato das pesquisas estarem sendo feitas por telefone. Isso, evidentemente, dificulta uma aferição mais precisa da preferência dos eleitores. O que tenho percebido nas ruas são demonstrações cada vez mais evidentes de que a população cansou da alternância dos políticos na administração municipal. Aracruz quer a renovação”.


Foto: Divulgação/TSE

JONES CAVAGLIERI (Solidariedade), candidato à reeleição
“Esta pesquisa é apenas um retrato do momento. A campanha está apenas começando e temos muitos eleitores indecisos. Vamos mostrar o que fizemos. Quando as pessoas tomam conhecimento do que nossa gestão realizou, avaliam positivamente a qualidade do nosso trabalho. Isso nos dá a certeza de que seremos vitoriosos na eleição em 15 de novembro”.


Foto: Divulgação/TSE

MAJOR WALLACE VIEIRA (PRTB)
Em resposta à reportagem, o candidato major Wallace Vieira (PRTB) questionou: “o comentário será editado pelo jornal ou publicado na íntegra?”. Nossa resposta foi de que será publicado dentro do texto com os 300 caracteres solicitados. Ele novamente questionou dizendo que “antes de me posicionar, preciso saber qual foi o método de busca de dados dos entrevistados pela pesquisa e qual foi o critério adotado para escolha de quem seria entrevistado. Outra pergunta em função do jornal não ter deixado claro na publicação da pesquisa é porque a Brand privilegia os moradores da sede em detrimento aos moradores da Orla e de Jacupemba e Guaraná?”. Respondemos que foi em função do número de eleitores na sede, orla e zona rural e que a metodologia, número de entrevistados etc. haviam sido publicados e bem explicados na edição anterior. Ele respondeu dizendo que quanto às demais perguntas, as mesmas serão respondidas via assessoria de imprensa. Ao receber nossa explicação, o major disse que “essa informação eu li no jornal, porém não responde os meus questionamentos”.


Foto: Divulgação/TSE

PAULO NERES (PSC)
Não enviou o comentário até o fechamento da matéria.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui