Buda gigante em Ibiraçu será inaugurado em 25 de abril do ano que vem

O monumento tem 38 metros, a mesma altura do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, sendo que três metros são de pedestal

0
59
A estátua do Buda sentado é a segunda maior do mundo e desperta a atenção de quem passa pela BR-101, transformando a Praça Torii em ponto turístico de Ibiraçu. Foto: Danilo Salvadeo

Com a obra finalizada neste mês, o abade Daiju Bitti, do Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, confirmou à reportagem da FOLHA DO LITORAL que devido à pandemia do coronavírus, a estátua gigante do Buda sentado e voltado para a rodovia BR-101, no município, será oficialmente inaugurada no dia 25 de abril de 2021, com a presença de uma grande comitiva do Japão.

A estátua do Buda sentado é a segunda maior do mundo e desperta a atenção de quem passa pela BR-101, transformando a Praça Torii em ponto turístico de Ibiraçu. O peso aproximado da estátua é de 450 toneladas e entre os materiais utilizados estão aço, ferro e concreto. O monumento tem 38 metros, a mesma altura do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, sendo que três metros são de pedestal. Somente a estátua tem 35 metros, o que equivale a pouco mais que um prédio de 11 andares.

A obra foi orçada em torno de R$ 4 milhões e foi construída na Praça Torii, onde se encontra o tradicional Portal vermelho que marca o diálogo entre a cultura Oriental e Ocidental, Jardim Zen, Escola de Cerâmica e 15 estátuas menores de Buda em meditação. Em tamanho, a estátua gigante de Ibiraçu fica atrás apenas de construções da China e da Tailândia.

O Mosteiro Zen Morro da Vargem foi construído em 1974, sendo o primeiro mosteiro zen-budista da América Latina. Daiju Bitti, monge e abade do templo, foi o idealizador do projeto das estátuas. “Os 15 pequenos budas brancos sentados em meditação representam a serenidade que devemos manter nos momentos difíceis e são repetidos para nos mostrar a necessidade de sermos persistentes e não esmorecermos diante das dificuldades da vida”, destaca Bitti.

O mosteiro recebe cerca de mil turistas no fim de semana. O Buda gigante já é um monumento que se tornou em uma das maiores atrações turísticas do Brasil e impulsiona a economia de Ibiraçu. O mosteiro é o primeiro mosteiro zen-budista da América Latina. Foi fundado em 1974 pelo monge Ryotan Tokuda e tem como objetivo a formação de monges segundo a tradição Soto Zen, assim como a educação ambiental. Fica localizado a 350 metros de altitude e tem uma área de 150 hectares, sendo 140 para a preservação e o reflorestamento da Mata Atlântica.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui