Bispo eleito envia mensagem à Diocese de Colatina

Ordenação Episcopal de padre Lauro Sérgio Versiani Barbosa deve acontecer no dia 25 de janeiro de 2022 e o dia de sua posse em Colatina será definido pelo Colégio dos Consultores, que estará reunido na próxima segunda-feira 1°

0
91
Atualmente à frente da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa será o 4º bispo da história da Diocese de Colatina. Foto: Reprodução

Na primeira mensagem direcionada à Diocese de Colatina, seu novo bispo, o cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, 62 anos, nomeado pelo Papa Francisco na quarta-feira 27, frisou o desejo de servir com humildade assim como o pontífice. “[Ele] tem nos exortado a ser uma Igreja pobre para os pobres, em saída missionária (Evangelii Gaudium), dirigindo-nos a todos na promoção da fraternidade universal (Fratelli Tutti), dentro de uma visão sistêmica em que tudo está interligado e pede uma ecologia integral (Laudato Si’). Como Sua Santidade nos apontou, tudo isso reclama o estilo eclesial sinodal. É justamente no contexto do caminho sinodal recentemente aberto que se dá a minha nomeação episcopal”, escreveu.

O bispo eleito ainda ressaltou que, além da admiração pessoal que cultiva pelo testemunho do Papa Francisco de discipulado missionário de Jesus Cristo à frente da Igreja Católica, ilumina sua caminhada ministerial o exemplo do Servo de Deus, dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, que o ordenou diácono e presbítero na Arquidiocese de Mariana (MG). “Parto para a nova missão numa atitude de escuta do Espírito Santo, de escutava da Palavra de Deus expressa nas Sagradas Escrituras, de escuta das pessoas e comunidade na Igreja e na sociedade, de atenção aos sinais dos tempos, para o discernimento da Igreja sinodal”, relatou.

Atualmente à frente da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa será o 4º bispo da história da Diocese de Colatina. Seus antecessores foram dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana; dom Décio Sossai Zandonade, bispo emérito de Colatina e atual reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu; e dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, atual bispo da Diocese de Lorena (SP). “Confortam-me as notícias que tenho da bela caminhada evangelizadora da Igreja de Colatina. Anima-se a possibilidade de contar com a experiência, apoio e orações dos meus antecessores”, disse o bispo eleito. Sua Ordenação Episcopal deve acontecer no dia 25 de janeiro de 2022 e o dia de sua posse em Colatina será definido pelo Colégio dos Consultores, que estará reunido na próxima segunda-feira 1°.

Padre Lauro Sérgio também gravou um vídeo:

INFORMAÇÕES BIOGRÁFICAS

Padre Lauro Sérgio nasceu em 29 de abril de 1959. Foi ordenado presbítero da Arquidiocese de Mariana no dia 2 de setembro de 1995. É licenciado em História e bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O bacharelado em Teologia foi cursado no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus no Brasil, em Belo Horizonte (MG). Cônego Lauro é mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Em 1994, iniciou uma trajetória de serviços no Seminário São José, de Mariana. Integrou a equipe de formadores do seminário por dez anos. Nesse período, foi professor de Filosofia e Teologia, diretor de estudos do Instituto de Teologia e reitor. De 2005 a 2014, foi diretor da Escola Diaconal São Lourenço.
No processo de elaboração e redação das atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019 – 2023), padre Lauro integrou a Comissão de Assessores da CNBB.

PUBLICIDADE