Bacias dos rios Riacho, Piraquê-açu, Reis Magos e Jacaraípe serão monitoradas

Documentos apontam ações para melhoria da quantidade e da qualidade da água

0
71
Rio Reis Magos em Nova Almeida, na Serra. Foto: Divulgação

Na segunda-feira 22, Dia Mundial da Água, o governador Renato Casagrande entregou o Plano de Recursos Hídricos e o Enquadramento da Região Hidrográfica Litoral Centro-Norte, a última a ser estudada e planejada pela equipe da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) nos últimos dois anos. Os documentos apontam ações para melhoria da quantidade e da qualidade da água na região banhada pelos rios Riacho, Piraquê-açu, Reis Magos e Jacaraípe, que cortam João Neiva, Ibiraçu, Aracruz e Serra.

A região hidrográfica Litoral Centro-Norte é formada pelas bacias dos rios Riacho, Piraquê-açu, Reis Magos e Jacaraípe, que banham os municípios de Aracruz, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Serra e uma faixa ao Norte de Vitória.

Entre as metas e ações previstas no Plano destacam-se o fortalecimento institucional, o aperfeiçoamento dos instrumentos para gestão de recursos hídricos na região, intervenções para o setor de saneamento visando à redução das cargas poluidoras por esgotos, à recuperação e proteção dos recursos naturais e a ações para o enfrentamento de eventos extremos de cheias de rios.

Já no Enquadramento, foram aprovadas propostas de classes de qualidade para trechos específicos das bacias, como córregos e rios que demandam menos ou mais critérios para manutenção ou melhora da qualidade conforme a finalidade de uso da água.

PUBLICIDADE