Atendimento humanizado e iniciativas culturais: diferenciais do Hospital São Camilo

Além do Coral Cantares, que há sete anos leva música aos pacientes e colaboradores, o hospital passou a contar com um grupo de teatro no mês passado

0
33
Grupo de Teatro do Hospital São Camilo. Foto: Divulgação/FHMSC

Conceito cada vez mais conhecido, especialmente em áreas sensíveis, como a saúde, o atendimento humanizado é um diferencial do Hospital São Camilo, em Aracruz, percebido já na recepção, onde a nova direção da instituição e o setor de gestão de pessoas seguem promovendo ações contínuas para que o público seja sempre bem acolhido. Nesta semana, por exemplo, os colaboradores participaram de um treinamento com o tema “atender bem e com empatia”.

Outros diferenciais do São Camilo são as iniciativas culturais. Além do Coral Cantares, que há sete anos leva música aos pacientes e colaboradores, o hospital passou a contar com um grupo de teatro no mês passado. Ele surgiu a partir da sugestão da nova direção da instituição, que buscou inserir uma novidade lúdica na rotina dos colaboradores a fim de desconstruir possíveis barreiras profissionais no atendimento aos pacientes.

De forma amadora, sem atores fixos e oscilando entre alguns períodos de maior atuação e espaços inertes, o Grupo de Teatro do Hospital São Camilo está se firmando como ferramenta de entretenimento e educação. “O teatro alia conhecimento, autorreflexão, prazer no despertar da consciência crítica, ajuda a gravar na memória um determinado tema e leva as pessoas, através de um impacto emocional, a refletir sobre questões morais, desenvolver o trabalho em grupo, a imaginação e a memorização. Ele traz ainda diferentes conhecimentos, pois, ajuda a comunicar, agrega valores e facilita a assimilação de temas específicos de forma lúdica e eficaz, de maneira clara e bem humorada”, ressalta Cláudio Amorim, um dos membros fundadores da iniciativa.

Cláudio reforça que o Grupo de Teatro do Hospital São Camilo surgiu como forma de minimizar o stress dos profissionais, estimulando o comprometimento com o cumprimento das metas da instituição, alinhadas ao o melhor resultado para atender as necessidades do cliente. Os demais membros fundadores são: o enfermeiro Leonard; a coordenadora de Pessoas, Gabriela Cordeiro; o coordenador de Contas, Wilson Mosquem; o analista de Pessoas, Adilson; a assistente de Diretoria, Janemar Correa; o assistente contábil Julianderson e as psicóloga Evely e Stefany.

PUBLICIDADE