Assistente virtual da Assembleia é destaque na revista Forbes

O robô que tem capacidade de responder perguntas relacionadas aos gastos dos deputados estaduais e às legislações aprovadas e em tramitação, além de agendar a emissão de RG

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Implantada pelo presidente Erick Musso, a Alesinha é uma forma de promover a transparência e acesso à informação no Legislativo

A conceituada revista Forbes, em sua edição de quarta-feira 04, publicou reportagem assinada por Matheus Riga, abordando a implantação, na Assembleia Legislativa, pelo presidente Erick Musso, sobre o sucesso da “Alesinha”, o robô que tem capacidade de responder perguntas relacionadas aos gastos dos deputados estaduais e às legislações aprovadas e em tramitação, além de agendar a emissão de RG.

As interações foram desenvolvidas a partir de informações retiradas de dez bancos de dados relacionados às atividades da Assembleia. Entre março e junho deste ano, a assistente virtual da Ales fez entre 160 e 200 atendimentos por dia, totalizando mais de 32 mil conversas no período. Segundo a Assembleia, o serviço tem uma média de aprovação de 97%.

A população capixaba pode entrar em contato com a Alesinha a partir do site ou do aplicativo de mensagens instantâneas Telegram. Em breve, também será possível interagir por meio do WhatsApp. “É como se a Alesinha fosse uma colaboradora digital da Assembleia, mas com uma capacidade muito rápida de entrega de informações, de maneira muito fluida e transparente”, afirmou o diretor de TI da Ales, Dorimar Mandatto.

Nos próximos 12 meses, a perspectiva é de que a Alesinha receba novas ferramentas para atender a população do Estado. Além da integração com o WhatsApp, a assistente virtual também terá um recurso para que as pessoas tirem suas dúvidas sobre temas abordados nas discussões da plenária da Ales. Segundo Mandatto, os áudios das discussões serão transcritos e, em seguida, armazenados no sistema que abastece a inteligência artificial, podendo ser acessados por qualquer um. “Nossa proposta é que a Alesinha faça uma busca completa nas bases de dados da assembleia, uma leitura imediata e disponibilize qualquer informação que a população deseja saber”, diz o executivo.

O CEO da Intelliway, Carlos Brandão, acredita que o projeto traz uma série de benefícios para o Espírito Santo. “Por meio desse novo canal de atendimento, a Ales fortalece a democracia com acesso à informação e transparência, além de levar agilidade ao processo, com a redução do tempo de espera para o esclarecimento de informações públicas”, afirma. Ele também cita a importância da tecnologia de inteligência artificial da IBM, o IBM Watson, para a construção da Alesinha. “Com essas soluções, conseguimos desenvolver uma plataforma que atendesse todas às necessidades da Assembleia”, conclui.

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