Aracruzense vive emoção de tomar banho de mar depois de nove anos

Tudo foi possível por meio do projeto Praia Acessível, da secretaria municipal de Esporte

0
76
Cristiano Viana aproveita o banho de mar em equipamento adaptado. Foto: Humberto De Marchi/Secom PMA

Iniciativa da secretaria de Esportes de Aracruz, o projeto Praia Acessível oportunizou que Cristiano Pereira Viana, 31, morador da região de Santa Cruz, voltasse a desfrutar de um banho de mar cerca de 10 anos após ter ficado paraplégico. A ação marcante ocorreu no último dia 3, na praia da Balsa. “Sensação maravilhosa”, descreveu o rapaz.

Tudo foi possível com o apoio da chamada cadeira anfíbia. É um modelo desenvolvido para ambientes externos que facilita o acesso à areia e ao mar. Só neste ano, o projeto atendeu mais de 20 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “É uma ação simples, mas que para eles significa muito”, enfatiza o secretário municipal de Esportes, João Hilton José dos Santos, o Coqui.

Coordenador do Praia Acessível desde 2016, quando o projeto foi implantado em Aracruz, André Correa atua dando banhos assistidos (em que ele acompanha a pessoa ao mar) e diz que “nesses momentos, o sentimento é grande felicidade, porque vejo essas pessoas sorrindo. É gratificante prestar esse serviço que é sinônimo de acessibilidade, respeito e dignidade”.

As cadeiras anfíbias estão disponíveis para o público-alvo aos sábados e domingos, até 06 de março, na praia de Barra do Sahy, sempre de 8h às 12h.

PUBLICIDADE