Aracruz proíbe qualquer atividade que cause aglomeração no carnaval

Restrições do decreto municipal n° 39.304 valem até o próximo dia 21

0
181
Fiscalização atuará em todo município para coibir aglomerações durante o carnaval. Foto: Divulgação/PMA

Em decorrência do avanço da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Aracruz, por meio do decreto municipal n° 39.304, publicado ontem 11, proibiu a realização de eventos e atividades que possam gerar aglomerações na cidade durante o período carnavalesco. O uso de caixa de som nas praias e de som automotivo nas vias públicas também está proibido, assim como a promoção de música ao vivo em bares, lanchonetes e restaurantes.

Válido até o próximo dia 21, o novo decreto ainda determina que, nas residências, o limite para os equipamentos móveis ou fixos de som seja de 55 decibéis no horário diurno e de 50 decibéis no horário noturno. O município também proibiu a entrada de ônibus, micro-ônibus e vans de turismo ou excursão na orla, onde barreiras de fiscalização serão montadas.

A secretária municipal de Saúde, Bernadete Xavier, explica que as restrições levam em consideração o cenário de disseminação do novo coronavírus e o aumento de casos de covid-19 em Aracruz. Ela lembra que é de 90% a taxa de ocupação dos leitos reservados para o tratamento da doença no Hospital São Camilo.

Com apoio da Polícia Militar e dos recursos tecnológicos da Central Integrada de Segurança Pública (Cisp), diversos servidores da Prefeitura de Aracruz irão fiscalizar cumprimento do novo decreto. O descumprimento das normas implicará em multa. Denúncias, inclusive com o envio de fotos e vídeos, poderão ser feitas através do número (27) 99747-3680.

Comércio
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracruz, o comércio de rua e os supermercados, considerando a cláusula terceira da compensação da Convenção Coletiva de Trabalho Especial para o Setor Lojista do município, não irão funcionar nos dias 15 e 16. Já na quarta-feira 17, funcionam normalmente. Bares, lanchonetes, pizzarias, restaurantes e sorveterias podem, de acordo com o decreto municipal n° 38.902 (prorrogado até 28 de fevereiro), funcionar até às 22h, de segunda-feira a sábado, e aos domingos, até 16h.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui