Aracruz fica sem serviços de caixas coletoras

Quem necessita de caixa coletora em sua rua, agora terá que apelar para o sistema de ecoponto em locais estratégicos da sede e dos distritos, ou recorrer ao aluguel de caixas

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Foto: Arquivo/Prefeitura de Aracruz

Único município do Estado a manter caixas coletoras nas ruas, Aracruz agora fica sem o serviço e os moradores necessitados terão que recorrer a ecopontos ou alugar as caixas. A decisão é do prefeito Jones Cavaglieri e entra em vigor com a contratação da empresa SA Ambiental para os serviços de limpeza urbana no município.

O contrato de licitação para os serviços foi assinado no dia 15 e a Ordem de Serviço autorizada no dia 21, com validade de dois anos, contemplando a coleta dos resíduos sólidos residenciais, entulhos, varrição, capina e roçada de vias públicas. Com esse novo contrato o município não mais contará com serviços de caixas coletoras, tendo como base os artigos 525 e 531 do Plano Diretor Municipal (PDM), que trata da responsabilidade do gerador com a destinação correta do seu entulho.

Dos grandes municípios do Estado, o único que ainda mantinha esse tipo de serviço era Aracruz. Outro fator que influenciou essa decisão foi a grande demanda pelas caixas coletoras, o que faz com que a espera por ela seja de mais de 30 dias. Para compensar, Aracruz passará a atuar com o sistema de ecoponto em locais estratégicos da sede e dos distritos.

O primeiro deles está previsto para ser implantado na segunda semana de junho, na fábrica de manilhas do bairro Itaputera. Com esse sistema, as pessoas poderão levar uma quantidade determinada de entulho, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), de 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, podendo a pessoa levar até 12 sacos de ráfia ou 12 carrinhos de mão por dia.

A outra opção é aguardar a equipe mecanizada, conforme cronograma que será disponibilizado no site da prefeitura. Neste caso, o morador deve somente colocar o material no dia em que a máquina passará, pois caso contrário, será multado pela fiscalização, conforme consta no PDM. Para descartar uma quantidade maior de entulhos de forma correta, o morador precisa alugar uma caçamba das empresas que prestam esses serviços.

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