Comércio não essencial fica proibido de abrir aos sábados em Aracruz

Lanchonetes, pizzarias e restaurantes também não irão abrir aos sábados, bem como aos domingos e feriados

0
2195
Foto: Divulgação/PMA

O comércio de rua considerado não essencial em Aracruz não irá mais funcionar aos sábados. A medida para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da Covid-19 está no decreto municipal n° 37.998, publicado ontem 1°, e também afeta as lojas não essenciais do Shopping Oriundi. De segunda a sexta-feira, as lojas de rua seguem funcionando das 12h às 18h, e as do shopping, das 13h às 19h.

Ainda de acordo com o decreto, lanchonetes, pizzarias e restaurantes passam a não funcionar aos sábados, domingos e feriados. Já entre segunda e sexta-feira, esses estabelecimentos podem abrir nos horários habituais e fechar às 20h. Após esse horário, o atendimento fica restrito ao serviço de entrega em domicílio (delivery).

O delivery também está autorizado para bares, cafeterias, confeitarias e food trucks, bem como para o comércio ambulante de alimentos e de consumo imediato e congêneres. Eles ainda podem fazer a entrega imediata, regulando-se o fluxo de clientes (um por vez para a retirada), sem oferta de mesas e cadeiras, não sendo permitidas aglomerações de quaisquer tipos na calçada em frente ao estabelecimento.

Distribuidoras de gás e água, farmácias, mercearias, lojas de conveniência, padarias e super/hipermercados continuam funcionando em seus horários habituais, assim como clínicas médicas e odontológicas, borracharias, hotéis, oficinas mecânicas, pet shops e salões de beleza.

Academias de ginástica
Mediante agendamento prévio, estabelecimentos com área menor que 30m² poderão atender a um aluno por vez; com área entre 30m² e 45m², dois alunos por vez; com área entre 45m² e 60m², três alunos por vez; com área entre 60m² e 75², quatro alunos por vez; e com área superior a 75m², cinco alunos por vez. No decreto anterior, as academias, independente do tamanho da área, podiam abrir desde que antedessem a um aluno por vez. Segue vedada, em qualquer tipo de academia, a prática de esportes de contato e/ou esportes que obrigatoriamente demandem compartilhamento de materiais ou equipamentos.

Suspensões
Ainda de acordo com o decreto municipal n° 37.998, até o próximo dia 15 fica mantida em Aracruz a suspensão das atividades educacionais em todas as escolas e faculdades, seja da rede pública ou privada. Até lá também não poderão funcionar áreas de lazer em condomínios ou nos meios de hospedagem, boates, casas de shows, cerimoniais, cinemas, clubes recreativos, espaços culturais, hotelzinhos, parques aquáticos e/ou de diversões, museus e teatros. Campos de futebol e quadras poliesportivas seguem ser poder receber partidas. Também segue suspensa a visitação em unidades de conservação ambiental, bem como a realização de excursões de passeio e turismo em qualquer tipo de transporte coletivo.

PUBLICIDADE