Alunos de Vila do Riacho realizam ação de reflorestamento de nascente

Na Escola Estadual Ermentina Leal, os alunos dos 9° anos estão engajados no projeto “Reflorestando para Salvar Vidas”

0
53
Alunos observando a nascente situada na Fazenda Gimuhuna, no distrito de Vila do Riacho. Fotos: Divulgação

Contribuir com a formação dos alunos da Escola Estadual Ermentina Leal, em Aracruz, na questão socioambiental, tem sido um dos objetivos da professora de Geografia Rosangela Márcia da Silva, que em parceria com outros educadores vem desenvolvendo o projeto “Reflorestando para Salvar Vidas”. Em uma das ações práticas da iniciativa, os alunos irão reflorestar uma área de 200 m² no entorno de uma nascente situada na Fazenda Gimuhuna, no distrito de Vila do Riacho.

A previsão é que sejam plantadas 40 mudas de árvores nativas pelos alunos dos 9° anos no próximo mês, tendo os proprietários da fazenda já assinado os termos de anuência e de compromisso na manutenção e conservação da Área de Proteção Ambiental (APA). “Com o ensino integral e a nova grade curricular, elaboramos uma disciplina eletiva (Minha Pegada) com foco na conscientização da preservação ambiental e da sustentabilidade”, comentou Rosangela Márcia.

De acordo com a equipe pedagógica da Escola Ermentina Leal, o meio ambiente é um dos temas transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e todo trabalho do “Reflorestando para Salvar Vidas” é proveniente de parcerias firmadas entre a unidade de ensino e as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, além da empresa Imetame.

PUBLICIDADE