Alunos de Aracruz desenvolvem aplicativo de acessibilidade para cegos

Formada por sete jovens, a equipe “Game of Lego” desenvolveu um projeto para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência visual em supermercados

0
36
Alunos do SESI de Aracruz participarão, hoje 14 e amanhã 15, da etapa regional de robótica, em Vitória. Foto: Divulgação

Duas equipes formadas por alunos do SESI de Aracruz se preparam para disputar a etapa regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, a ser disputada neste final de semana, em Vitória. Quem passar pela fase garante vaga no torneio nacional, que ocorrerá no início de março, em São Paulo. Eles desenvolveram para a competição um aplicativo de acessibilidade para deficientes visuais.

Formada por sete jovens, a equipe “Game of Lego” desenvolveu um projeto para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência visual em supermercados. A inovação acopla ao carrinho de compras uma tela com aplicativo que lê em voz alta as informações das mercadorias e que, também, ajuda o cliente a se localizar.

Os alunos enfrentaram o desafio de pensarem em um produto inovador, que ainda não existe no mercado. De acordo com a professora e treinadora da equipe, Hevelly Modenesi, esse foi o maior desafio da equipe Game of Lego. “Hoje, já tem aplicativo que você faz compra em casa. Mas os integrantes da equipe falaram assim: não. Queremos levar o deficiente visual até o supermercado, porque é a forma dele sair de casa”.

A professora Hevelly não treina somente a equipe Game of Lego. Em Aracruz, mais um time vai disputar o campeonato regional, a “Leg Godt”. São sete alunos do segundo ano do Ensino Médio, que preocupados com os efeitos do acúmulo de lixo nas grandes cidades, decidiram fazer um tijolo ecológico, a partir de produtos recicláveis.

PUBLICIDADE