Alesinha é finalista em premiação nacional

Inteligência artificial implantada na Assembleia Legislativa disputa “Prêmio Case de Sucesso”

0
68
Alesinha, implantada pelo deputado Erick Musso, presidente da Assembleia, é a primeira assistente virtual existente em um Parlamento estadual (Foto: Leonardo Duarte)

Por Wanderley Araújo

Inteligência artificial implantada na Assembleia Legislativa disputa “Prêmio Case de Sucesso”. A Alesinha, ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que agiliza a busca de conteúdos no portal da Assembleia Legislativa, é finalista do Prêmio Case de Sucesso, conferido pela empresa it4CIO. O sistema foi uma das inúmeras inovações lançadas na Assembleia durante os três mandatos consecutivos do presidente Erick Musso.

A premiação é realizada desde 2010 pela empresa especializada no relacionamento entre pessoas e objetiva divulgar iniciativas de sucesso implantadas em uma companhia e a troca de experiências entre profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) de todo o Brasil.

Conforme o diretor TI da Assembleia, Dorimar Mandatto, ao participar da disputa o Legislativo estadual busca mostrar ao país o que a Alesinha representa em termos de avanços nos aspectos da transparência e da maior proximidade com os públicos interno e externo com os quais interage. Em três meses, a Alesinha obteve 21 mil interações. “O Prêmio Case de Sucesso intenciona dar visibilidade ao trabalho de implantação de uma solução estratégica em uma organização, estimulando o compartilhamento de experiências entre profissionais de TI de todo o Brasil”, acrescentou Dorimar.

A Alesinha é a primeira assistente virtual implantada por uma Assembleia Legislativa no país. O ineditismo do robô virtual que interage e ajuda os cidadãos que buscam os serviços da Casa legislativa chegou, inclusive, a ser destaque na imprensa.

O Prêmio Case de Sucesso da it4CIO ocorre de forma híbrida, entre 14 e 17 de outubro. O evento será realizado de forma presencial em Foz do Iguaçu (PR) e terá também a participação por videoconferência para quem não puder se deslocar até a cidade paranaense. Além da Alesinha, projeto desenvolvido por outra instituição capixaba, o Prodest (Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo), também foi selecionado pela disputa do troféu Case de Sucesso.

Unale

A Alesinha também disputa a segunda edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, realizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A premiação objetiva incentivar a modernização dos processos legislativos, o atendimento humanizado ao cidadão e a melhoria da sociedade como um todo. Os vencedores serão conhecidos na 24ª Conferência da Unale, de 24 a 26 de novembro em Campo Grande (MS). Em 2019, a Assembleia capixaba foi a primeira colocada na categoria atendimento ao cidadão com o Espaço Assembleia Cidadã.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui