Abril Laranja alerta para maus-tratos contra animais

Em Aracruz, a Agronorte, loja especializada em produtos para pets, reforçou a importância do movimento com uma ação de conscientização no último dia 28

0
4
Foto Ilustrativa: Divulgação

Este mês abriga a campanha ‘Abril Laranja’, que evidencia o combate aos maus-tratos contra animais. Embora esse termo, na visão de muitos, se aplique somente aos casos em que há agressão física, o contexto é mais amplo. Em Aracruz, a Agronorte, loja especializada em produtos para pets, reforçou a importância do movimento com uma ação de conscientização no último dia 28.

As práticas que se enquadram na categoria de maus-tratos são: abandonar; ferir; manter preso permanentemente em correntes, em locais pequenos e sem higiene; não abrigar do sol, da chuva e do frio; não dar comida e água diariamente, entre outras.

Os maus-tratos aos animais configuram crime previsto pela lei ambiental desde 1998. Em setembro do ano passado, uma alteração na lei passou a garantir pena de dois a cinco anos de reclusão, além do pagamento de uma multa e o registro de antecedente criminal aos agressores.

A campanha ‘Abril Laranja’ foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade Contra os Animais (ASPCA, na sigla em inglês), em 2006, e não demorou para que outros lugares do mundo replicassem a ideia.

O primeiro passo para denunciar maus-tratos contra animais é registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia mais próxima ou, também, de modo virtual por meio da Delegacia Online do Estado.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui