A vaca louca

0

O leite achocolatado é produzido por vacas marrons – eis aí a certeza de 7% da população norte-americana. Isso dá quase 23 milhões de pessoas. Segundo o sério jornal Washington Post, que divulgou esta pesquisa, vários especialistas em educação ficaram surpreendidos, mas apenas pelo fato de o número de respostas erradas ter sido tão baixo.

Recordei-me de outra sondagem, esta realizada nos idos de 2015 pela National Science Foundation, segundo a qual 25% dos norte-americanos desconhecem o fato de que o planeta Terra orbita ao redor do Sol. Descobriu-se, ainda, que para a maioria dos estudantes prestes a entrar em alguma universidade Beethoven é um cachorro.

Do outro lado do Oceano Atlântico, no Reino Unido, pesquisadores da Panasonic encontraram resultados análogos: 20% das crianças não sabem que o ovo vem de uma galinha e 30% não conseguem diferenciar uma manga de uma maçã. Quanto aos adultos: 32% deles não sabem que a Escócia integra o país e 1% pensam que a França é território inglês – dados publicados pelo Daily Record. E 40% não encontraram Londres em um mapa.

Ali perto, na Alemanha, constatou-se que 17,5% dos adultos não conseguem ler corretamente – o desempenho deles equivale ao de uma criança de dez anos. Apurou-se ainda que 13% não conseguem utilizar um “mouse” de computador. Na Bulgária, a empresa Gallup constatou que 8% dos habitantes estão certos de que a Terra é plana. Outros 9% afirmam categoricamente que nunca fomos à Lua.

Na Suíça, um em cada seis adultos tem grandes problemas de leitura e um em cada doze tem dificuldade para conversar no idioma local. Aqui mesmo no Brasil, segundo dados do Ibope Inteligência, 29% das pessoas são analfabetas funcionais.

No Japão, 53,1% dos estudantes universitários simplesmente nada leem – acham muito cansativo. Na Austrália, mais da metade das crianças do curso primário não conseguiram ler uma única palavra em recente teste.

Isto tudo está acontecendo em plena “Era da Informação”. Nos portais do século XXI. No mesmo planeta que exibe praticamente em cada esquina alguém conectado a uma rede mundial de computadores contendo todo o conhecimento da humanidade. O que estas pessoas estarão fazendo, afinal, com ferramentas tão maravilhosas? Não sei. Mas suspeito já saber quem produz o leite achocolatado: a vaca louca!

PUBLICIDADE