A importância de estar em Compliance

Por Geovalte Freitas

0
2

O fato de ser cada vez mais comum ouvirmos falar em compliance é a grande prova de que o mercado mudou. Mais do que isso: uma nova postura é necessária para empresas de todas as áreas. É claro que respeitar as normas legais sempre foi importante para as organizações, mas hoje há elementos que tornam a situação mais complexa.

Em primeiro lugar, a globalização. Cada país tem um conjunto de regras que as empresas precisam respeitar, seja qual for a sua origem. Se a companhia é brasileira, mas vende produtos para a Alemanha, por exemplo, vai precisar seguir leis do Brasil e também do país importador.

Outro fator que aumenta a importância do compliance é que, com as redes sociais, as marcas estão mais expostas que nunca. Além disso, o público consumidor nunca levou tão a sério a reputação das empresas quanto atualmente.

Ele está mais consciente, ao mesmo tempo em que tem mais opções de marcas do que tinha há décadas. Ou seja, é fácil obter informações sobre o quanto uma companhia é ética e respeita a lei, e é igualmente fácil trocar uma marca com uma imagem negativa por outra.

O autor é advogado

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui