
Com destaque para a liderança do deputado estadual Erick Musso, que saiu fortalecido com o resultado das eleições municipais, o Republicanos conseguiu eleger 10 prefeitos entre os 27 municípios do Espírito Santo em que lançou candidatos, sendo o principal resultado a eleição do Delegado Lorenzo Pazolini para a Prefeitura de Vitória. No espaço deixado pelo PSL no Brasil, o Republicanos dobrou o número de prefeitos e se tornou o partido com mais vereadores eleitos em capitais.
Em 16 municípios com candidatos, foram eleitos cinco vice-prefeitos pelo Republicanos. Nos 19 municípios nos quais os candidatos de outros partidos a prefeito contaram com o apoio declarado de Musso e do presidente da silga, Roberto Carneiro, 10 foram eleitos, com destaque para a eleição de Euclério Sampaio em Cariacica, além das eleições de 86 vereadores.
Conhecidos os resultados das eleições municipais, dois partidos saem vitoriosos: o Republicanos, que teve grande crescimento da última eleição municipal para a atual, e o PSB, que manteve-se com o maior número de prefeitos no Estado. O Republicanos, que tinha eleito apenas um prefeito há quatro anos, multiplica o comando de prefeituras, já como resultado das movimentações do grupo que inclui os deputados estaduais Erick Musso, presidente da Assembleia Legislativa, e Lorenzo Pazolini, prefeito eleito de Vitória, e o deputado federal Amaro Neto, que sinaliza uma candidatura ao governo estadual em 2022.
O resultado na Câmaras Municipais também é animador para o partido: 86 vereadores eleitos, mostrando que o Republicanos pode ter forte enraizamento territorial quando voltar às urnas daqui a dois anos.
