Empreendedora de Aracruz inova em estratégias para impulsionar vendas

Sempre em busca de novidades para as ‘Diqueridas’, Glaucineide Crivilin acabou inspirando outras empreendedoras a adotarem novos caminhos para atrair clientes

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A empreendedora Glaucineide Crivilin. Fotos: Acervo Pessoal

A pandemia do coronavírus fez muitos comerciantes se reinventarem e apostarem em novas tecnologias para vender (e sobreviver) em meio às restrições de atividades econômicas. Em Aracruz, a empresária e designer de interiores Glaucineide Crivilin, proprietária da DiQuer Design, é um exemplo de quem inovou em estratégias para atrair clientes e alavancar sua loja no meio online. E deu tão certo que ela acabou inspirando e ajudando outros lojistas da cidade a adotarem novos caminhos e possibilidades para vender no período de crise. São novidades que vieram para ficar.

Como a maioria dos lojistas impactados pelas medidas de fechamento adotadas no início da pandemia, Glaucineide aderiu ao WhatsApp como principal canal de vendas. Só que apesar de prático, o aplicativo de troca de mensagens instantâneas não permitia que a empresária mantivesse sua loja no radar dos clientes. Foi quando ela intensificou o uso do Instagram para impulsionar as vendas. “Comecei a fazer uso de todas as ferramentas que a rede social me oferecia, unindo a divulgação dos meus produtos a conteúdos variados que atraíssem a atenção e fizessem minha marca ganhar mais valor aos olhos dos usuários. E a frequência das postagens foi um dos pontos mais relevantes para o engajamento”, contou.

O uso acertado do feed, um dos aspectos mais importantes de um perfil no Instagram, e o uso criativo do stories, ferramenta da rede social para fotos e vídeos curtos que desaparecem 24 horas após a publicação, foram os primeiros diferenciais de Glaucineide. E quando só isso já não bastava, ela passou a criar conteúdos atrativos para o IGTV, outra ferramenta do Instagram, porém, dedicada a vídeos longos e que não expiram. Esse conjunto de estratégias, além de repercussão positiva, rendeu vendas para a DiQuer Design, que consolidou o perfil no Instagram (@diquerdesign) como principal canal de comunicação com os clientes, inclusive de fora do Estado.

Live DiQuer

Em agosto de 2020, passados cerca de cinco meses de pandemia, Glaucineide Crivilin, preocupada em estar mais próxima dos clientes em meio à recomendação de isolamento social, viu a necessidade de se reinventar ainda mais. A empresária, então, lançou pelo Instagram a “Live DiQuer”, onde ela mesma fala sobre os produtos que vende, explicando as características e funções das peças. “Foi a maneira que encontrei para entrar na casa das minhas clientes de forma segura e apresentar meus produtos com sua versatilidade, dando dicas de como elas mesmas podem decorar a casa. E o melhor: possibilitando economia, já que os produtos ofertados têm preço mais atrativo em relação ao encontrado na loja física. A adesão foi surreal”, detalhou a proprietária da DiQuer Design.

Glaucineide Crivilin é proprietária da DiQuer Design. Foto: Acervo Pessoal

As “Diqueridas”, nome carinhoso como Glaucineide chama suas clientes, gostaram tanto da ideia da live no Instagram que tão logo a primeira foi encerrada, a segunda já estava marcada. Desde então, as mensagens trocadas nas transmissões ao vivo com o público fidelizado e os potenciais clientes ajudam a esclarecer dúvidas sobre os produtos ofertados, rendem feedbacks e são convertidas em vendas e visitas ao show room físico. Cada vez melhor e até com leilões, entre outras condições de compra exclusivas, a “Live DiQuer”, que já passou de 20 edições, ocorre toda terça-feira, a partir de 18h30, no @diquerdesign. “É a live mais cobiçada e frequentada da cidade”, comemorou Glaucineide, acrescentando que “as próprias Diqueridas divulgam e a indicam para outras pessoas do seu meio familiar e social”.

Tamanho tem sido o sucesso da “Live DiQuer”, que lojistas de diferentes ramos estão seguindo o exemplo a fim de reinventarem seus negócios. “Empreendedoras de diferentes segmentos do comércio local me procuraram para tirar dúvidas sobre a dinâmica e entender melhor como elas podiam chegar a um modelo de live ideal para seus negócios. E assim, outras lives de lojas de Aracruz surgiram. Fico imensamente feliz e grata de, através das minhas inovações no meio online, ter inspirado e incentivado outras mulheres empreendedoras a transformarem seus negócios com garra, coragem, fé e determinação. Isso me motiva a ser sempre melhor”, ressaltou Glaucineide Crivilin.

Empreendedoras que se inspiraram

Luísa Cristina Molina, proprietária da Molina Boutique, foi uma das empreendedoras influenciadas em Glaucineide Crivilin. “Pensei em fazer uma live promocional, mas, por medo, isso não saia do papel. Tive medo de não ter audiência, de não vender, de não agradar, enfim, de não dar certo. Com um empurrãozinho do meu marido, Rodrigo Contao, eu acabei arriscando. Glaucineide foi minha inspiração e também minha conselheira. Por fim, gratidão definiu tudo”, escreveu Luísa no Instagram após a realização de sua primeira transmissão ao vivo na rede social.

As empreendedoras Alisandra Oliveira Soares Loureiro (Clara Calçados), Edineia Tessarolo (Beauty Cosméticos), Karina Piffer Cordeiro Sagrillo (Flor de Canela) e Marcela Cravo Mai (Favorita Calçados) também se inspiram em Glaucineide para promoverem suas próprias lives. Todas recém-iniciadas na estratégia de engajamento digital e definiram o momento como uma experiência inovadora e marcante. Elas reforçam que ao mesmo tempo em que impôs restrições ao funcionamento das lojas físicas, a pandemia revelou mudanças no comportamento de consumidores e empresas que vieram para ficar. A tendência é que muitos outros lojistas passem a oferecer novas possibilidades aos clientes, como complemento as vendas presenciais.

DEPOIMENTOS DE CLIENTES

“Você está de parabéns, Glaucineide. [A live] foi um sucesso. Você é carismática e nos conquista com sua beleza, simpatia e simplicidade. Você é uma pessoa iluminada por Deus”.
Aldair Machado

“Você é uma pessoa incrível, Glaucineide. Passa uma energia muito boa. Deus te abençoe e te ilumine dando muita criatividade para vencer todos os obstáculos desta vida”.
Edmara Simões

“Virou um evento aqui em casa esse leilão [da DiQuer]. Meu marido que estimulava pagar mais. Meu filho de 11 anos fica doido com a live. Se depender dele, compro tudo. Só não compro mais porque a internet as vezes não ajuda. Essa peça vai ter história aqui em casa para contar porque foi muito divertido o momento em família para conseguir ficar com ela”.
Lourena Baptista Herzog Bernardes

“Parabéns pela organização, Glaucineide. Pela primeira vez assisti sua live e estou encantada com a sua simpatia e animação. Passa coisa boa, sabe? Me diverti. Não consegui comprar nada, mas nas próximas estou colada em você. Parabéns e mais sucesso”.
Priscila Pimentel Coutinho

“Vocês [da DiQuer] são muito especiais. Que Deus continue abençoando muito toda a equipe e você, Glaucineide, pelas ótimas lives e dedicação. Parabéns”.
Roberta Garcia Stauffer

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