5° Batalhão da Polícia Militar completa 35 anos

Além de Aracruz, o 5° BPM abrange os municípios de Fundão, Ibiraçu e João Neiva, atendendo uma população estimada em 156.796 habitantes

0
15
Sede do 5° Batalhão, em Aracruz. Foto: Divulgação/5° BPM

Sediado em Aracruz, o Batalhão Silvestre Ezequiel Celante, o 5° Batalhão da Polícia Militar (BPM), completa 35 anos de fundação nesta sexta-feira 3. Em comemoração ao marco, um culto de ação de graças reuniu os militares da unidade na segunda-feira 30, quando também foi realizada uma exposição de armas, equipamentos e viaturas na Praça Monsenhor Guilherme Schmitz. Com presença da K9 Pandora e policiais da Força Tática, a exposição também foi levada ao Shopping Oriundi. As festividades continuam na próxima semana.

Exposição “35 anos do 5° BPM” realizada no Shopping Oriundi. Fotos: Divulgação

Na quinta-feira 8 haverá subida ecológica ao Morro do Aricanga. Já na sexta-feira 9, a partir de 10h, o 5° BPM promove uma solenidade com homenagens aos destaques operacionais e entrega de diplomas de honra ao mérito aos militares transferidos para a reserva remunerada. Na oportunidade, o coronel da reserva Gelson Loiola irá entregar a pesquisa histórica que realizou sobre o 5° BPM. A ideia é que a mesma seja publicada como livro.

Perto de completar dois anos como comandante do 5° BPM, o tenente-coronel Cláudio Silva diz que neste período houve uma importante integração da Polícia Militar com a Polícia Civil e os órgãos municipais. “É por meio dessa integração que está sendo possível traçar metas e oferecer um trabalho de alta qualidade”, enfatizou.

Além de Aracruz, o 5° BPM abrange os municípios de Fundão, Ibiraçu e João Neiva, atendendo uma população estimada em 156.796 habitantes, de acordo com o mais recente Censo Demográfico do IBGE. Só no primeiro trimestre deste ano, os militares do 5° BPM apreenderam mais de 9,8 mil unidades de entorpecentes, além de 114 armas de fogo. Eles ainda cumpriram 122 mandados de prisão e recuperaram 94 veículos roubados ou furtados.

O 5° BPM

Inicialmente instalado na antiga Policlínica de Maruípe, em Vitória, o 5° Batalhão da Polícia Militar compreendia 10 municípios (Aracruz, Fundão, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, Santa Teresa e Serra). Em junho de 1988, sua sede foi transferida para o Parque de Exposições Floriano Varejão, na Serra, e, em dezembro daquele mesmo ano, foi transferida definitivamente para Aracruz, onde, a partir de 1994, passou a se chamar Batalhão Silvestre Ezequiel Celante. Atualmente dividido em quatro companhias, o 5° BPM tem responsabilidade territorial sobre os municípios de Aracruz, Fundão, Ibiraçu e João Neiva. O dia a dia da unidade pode ser acompanhando através do perfil @policiamilitar.aracruz no Instagram.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui