TRE-ES diploma eleitos

0
148
Representante de Aracruz e Região, o deputado eleito Alcântaro Filho (Republicanos) é um dos 16 novatos na Assembleia

O desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo TRE-ES, promove sessão solene na segunda-feira 19, às 15h, de diplomação dos candidatos eleitos e primeiros suplentes no pleito de 2022, no Plenário da Corte Eleitoral, situado na avenida João Baptista Parra, 575, Praia do Suá, 3º andar, em Vitória.

Serão diplomados o governador reeleito Renato Casagrande (1.171.288 votos), que tem na vice Ricardo Ferraço; o senador eleito Magno Malta (821.189 votos), os dez deputados federais e 30 estaduais e respectivos suplentes. Obrigado a usar tornozeleira eletrônica por decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, e proibido de participar de eventos públicos, acusado de propagar fake news e denegrir a imagem dos ministros da Suprema Corte (o parlamentar nega), o deputado reeleito Capitão Assumção (PL) poderá enviar procurador para receber o diploma, como prevê a legislação.

A Assembleia Legislativa terá 16 novos deputados estaduais na próxima legislatura (2023-2027). O campeão de votos foi Sérgio Meneguelli (Republicanos), com 138.523 votos. Os novos deputados tomam posse no dia 1º de fevereiro de 2023. A maior bancada será a do PL, com cinco deputados. Foram reeleitos Capitão Assumção e Delegado Danilo Bahiense. Os novatos da sigla são Lucas Polese, Callegari e Zé Preto.

Deputados estaduais eleitos que serão diplomados
Sérgio Meneguelli (Republicanos)
Eleito para o primeiro mandato como deputado estadual com 138.523 votos, recorde na história do Parlamento capixaba. Já foi vereador por três vezes e prefeito de Colatina, onde nasceu. É formado em Direito e foi produtor cultural.

Capitão Assumção (PL)
Reeleito para o segundo mandato consecutivo como deputado estadual com 98.669 votos. Natural de Ecoporanga, é capitão da Polícia Militar e já foi deputado federal.

João Coser (PT) – Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)
Eleito deputado estadual pela terceira vez com 58.279 votos. Também exerceu dois mandatos de deputado federal e de prefeito de Vitória. É advogado, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Estado e já presidiu o Sindicato dos Comerciários do Espírito Santo (Sindicomerciários) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT-ES).

Camila Valadão (Psol) – Federação Psol Rede
Foi eleita para o primeiro mandato de deputada estadual com 52.221 votos. Atualmente é vereadora por Vitória. É assistente social, doutora em Política Social e professora universitária.

Marcelo Santos (Podemos)
Reeleito, assume em 2023 o sexto mandato consecutivo como deputado estadual ao conquistar 41.627 votos. Formado em Administração e Direito, já foi vereador por Cariacica.

Iriny Lopes (PT) – Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)
Reeleita para o segundo mandato consecutivo na Ales ao obter 36.720 votos. É uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores no Estado, foi deputada federal por três vezes seguidas e comandou a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (com status de ministério) no governo de Dilma Rousseff.

Tyago Hoffmann (PSB)
Irá exercer o primeiro mandato eletivo ao atingir 32.123 votos. Ocupou diversas secretarias estaduais durante os dois governos de Renato Casagrande (PSB). Natural de Guarapari, é economista e professor universitário nas áreas de Economia e Administração Pública.

Dr. Bruno Resende (União)
É o seu primeiro mandato de deputado estadual ao conseguir 31.897 votos. É médico radio-oncologista e diretor clínico do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim.

Lucas Polese (PL)
Irá exercer o seu primeiro mandato eletivo após obter 29.490 votos. Natural de Colatina, é trabalhador de artes gráficas e fundador do Instituto Liberal do Espírito Santo (Iles).

Vandinho Leite (PSDB) – Federação PSDB Cidadania
Reeleito para o quarto mandato de deputado estadual com 29.156 votos. Formado em Administração, atuou como empresário no segmento de Tecnologia da Informação. Foi vereador por Serra e secretário estadual de Esporte e Lazer e de Ciência e Tecnologia.

Lucas Scaramussa (Podemos)
Exercerá o primeiro mandato eletivo ao conquistar 26.720 votos. Advogado e professor universitário, foi secretário municipal de Meio Ambiente de Linhares em duas oportunidades.

Raquel Lessa (PP)
Reeleita para o terceiro mandato consecutivo de deputada estadual ao obter 26.439 votos. Já foi prefeita de São Gabriel da Palha por duas vezes. Formada em Administração, foi diretora do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado do Espírito Santo (Idurb) e subsecretária de Estado de Desenvolvimento Urbano.

Denninho Silva (União)
Pela primeira vez vai ocupar o cargo de deputado estadual ao obter 25.986 votos. Atualmente está no segundo mandato de vereador por Vitória.

Janete de Sá (PSB)
Reeleita, assume em 2023 o seu quinto mandato de deputada estadual ao conquistar 25.846 votos. Formada em Enfermagem, foi uma das fundadoras da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Espírito Santo e presidiu o Sindicato dos Ferroviários ES/MG.

Delegado Danilo Bahiense (PL)
Reeleito, assume em 2023 o segundo mandato como deputado estadual com 24.970 votos. É delegado aposentado da Polícia Civil e formado em Administração, Direito e Psicanálise.

Pablo Muribeca (Patriota)
Pablo Aurino Ramos Araújo assume o seu primeiro mandato como deputado estadual ao obter 24.555 votos. Atualmente é vereador por Serra e é professor de Educação Física.

Adilson Espindula (PDT)
Reeleito para o segundo mandato consecutivo como deputado estadual com 22.278 votos. Servidor público municipal, por cinco vezes foi eleito vereador por Santa Maria de Jetibá, tendo ocupado, inclusive, a presidência da Câmara Municipal.

Ferraço (PP)
Reeleito para o seu sétimo mandato na Ales, da qual já foi presidente, após conquistar 20.888 votos. Eleito deputado federal por três vezes, também exerceu quatro mandatos de prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, onde nasceu. Formado em Direito, foi secretário estadual dos Transportes e também de Indústria e Comércio.
Hudson Leal (Republicanos)
Reeleito para o terceiro mandato consecutivo como deputado estadual com 20.804 votos. Médico anestesiologista, foi diretor do Conselho Regional de Medicina (CRM) e um dos fundadores da Cooperativa de Anestesiologia do Espírito Santo (Coopanest-ES).

Mazinho dos Anjos (PSDB) – Federação PSDB Cidadania
Assume em 2023 o primeiro mandato como deputado estadual ao obter 20.731 votos. Já foi vereador pela capital. Nascido em Vitória, é advogado e participou de movimentos jovens ligados ao empreendedorismo e ao associativismo.

Alexandre Xambinho (PSC)
Reeleito para o segundo mandato consecutivo como deputado estadual com 20.722 votos. Foi vereador da Serra por duas vezes e é administrador de empresas.

José Esmeraldo (PDT)
Reeleito, assume em 2023 o sexto mandato como deputado estadual ao obter 20.129 votos. Também foi vereador por Vitória quatro vezes. Formado em Engenharia Civil, foi professor de Física na Escola Técnica do Espírito Santo, diretor do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-ES) e secretário de Obras da capital.

Dary Pagung (PSB)
Reeleito, assume em 2023 o quinto mandato como deputado estadual após conseguir 18.721 votos. É advogado e nasceu em Baixo Guandu, onde foi eleito vereador por duas vezes.

Gandini (Cidadania) – Federação PSDB Cidadania
Reeleito para o segundo mandato consecutivo como deputado estadual com 16.948 votos. Formado em Direito, é mestre em Planejamento e Gestão de Cidades. Foi por três vezes vereador por Vitória, onde ocupou a presidência da Câmara Municipal.

Callegari (PL)
Welligton Callegari irá exercer o seu primeiro mandato eletivo ao fazer 16.842 votos. Nascido em São Paulo, tem graduação em História e é professor e servidor público estadual

Zé Preto (PL)
Ademir José Gomes Pereira assume, em 2023, o primeiro mandato como deputado estadual ao fazer 15.901 votos. Produtor agropecuário, foi eleito por duas vezes vereador por Guarapari.

Alcântaro (Republicanos)
Alcântaro Victor Lazzarini Campos assume, em 2023, o primeiro mandato como deputado estadual ao conseguir 15.742 votos. Advogado, é natural de Aracruz, onde foi vereador e presidiu a Câmara Municipal.

Allan Ferreira (Podemos)
Assume o primeiro mandato como deputado estadual ao obter 15.185 votos. É servidor público municipal e foi por duas vezes vereador por Cachoeiro de Itapemirim.

Bispo Alves (Republicanos)
Benedito Alves Costa é radialista e teólogo. Foi deputado estadual pelo Rio de Janeiro. Natural de Sergipe, assume em 2023 seu primeiro mandato eletivo pelo Espírito Santo ao conquistar 14.474 votos.

Coronel Weliton (PTB)
Weliton Virgílio Pereira assume seu primeiro mandato como deputado estadual ao conquistar 12.176 votos. Já foi prefeito de Iúna e é tenente-coronel reformado da Polícia Militar do Espírito Santo.

DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS
Helder Salomão (PT) – 120.337 votos – 5,77%
Gilvan (PL) – 87.994 votos – 4,22%
Evair de Melo (PP) – 75.034 votos – 3,60%
Gilson Daniel (PODE) – 74.215 votos – 3,56%
Da Vitória (PP) – 71.779 votos – 3,44%
Dr. Victor (PODE) – 53.483 votos – 2,57%
Amaro Neto (REPUBLICANOS) – 52.375 votos – 2,51%
Jack Rocha (PT) – 51.317 votos – 2,46%
Paulo Foletto (PSB) – 48.776 votos – 2,34%
Messias Donato (REPUBLICANOS) – 42.640 votos – 2,05%

PUBLICIDADE