Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
10/05/2019 às 08:54
Aracruz é um dos 10 municípios mais violentos no Estado

Com o registro de 18 assassinatos nos quatro primeiros meses deste ano, Aracruz se situa no mapa da violência no Espírito Santo, estando entre os 10 municípios de maior índice de homicídios nos últimos quatro anos. Para diminuir isso, políticos locais cobram da cúpula da segurança pública medidas emergenciais.

 

Reunindo em seu gabinete na Assembleia Legislativa, no final de abril, vereadores de Aracruz e o alto comando da Segurança Pública no Estado, o deputado Erick Musso cobrou ação para reduzir os índices de violência no município, que estão intranquilizando moradores e trabalhadores do Centro, distritos e orla. Só neste ano já foram registrados 20 homicídios e ocorreram assaltos, roubos e tráfico de drogas. Também a Câmara de Vereadores realizou audiência pública nesta semana sobre o tema.

 

Musso solicitou mais ostensividade na segurança local, com mais aparato das polícias, uma vez que, com a diminuição dos índices de violência na Grande Vitória, a consequência tem sido um aumento e migração de bandidos para o interior. Na reunião se discutiu investimentos, compra de equipamentos, material humano e aumento do efetivo das polícias militar e civil no município.

 

Com todos os problemas que enfrenta com a falta de policiais, o comando do 5º BPM vem agindo nos distritos e bairros da sede e orla com diversas operações de apreensão de armas de fogo, munições, maconha e crack, além de prisões. O governador Renato Casagrande anunciou a retomada do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, visando reduzir os índices de violência e criminalidade, especialmente crimes letais: homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

 

O Programa Estado Presente atenderá todo o Espírito Santo, com ações previstas para 43 territórios – 22 na Região Metropolitana e 21 no interior, totalizando 140 bairros. As áreas prioritárias de ação foram definidas para 10 municípios: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Linhares, São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz. Segundo o governador, a escolha está relacionada ao fato de, nos últimos quatro anos, 72% dos homicídios registrados no Espírito Santo terem ocorrido em áreas existentes nesses municípios.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!