Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
10/05/2019 às 08:49
João Neiva comemora 31 anos

Amanhã 11, o município de João Neiva comemora 31 anos da sua emancipação política de Ibiraçu. Para comemorar a data, o prefeito Otávio Abreu Xavier, diante dos problemas financeiros, promove uma festa simples, em frente ao Museu Ferroviário, mas com uma programação variada para todos os públicos, além de barraquinhas com comidas típicas.

 

A festa começa hoje 10, às 18h30, com sessão solene na Câmara. Em seguida, às 20h30, abertura oficial da festa, com o Quarteto da Camerata Sesi, e logo em seguida, às 21h30, show com Diego Lima e Banda.

 

Amanhã 11, às 18h, tem louvor com o pastor Conrado de Matos e missionária Simone. Às 20h, show com a banda católica JDJ e, em seguida, apresentação da Orquestra Dedilhacos, do Instituto Preservarte, e Banda Rolpagem, no encerramento.

 

História

Em 30 de dezembro de 1921, João Neiva, pela Lei n.º 1.305, foi elevado a Distrito. Depois de várias tentativas para a emancipação, no dia 30 de março de 1988 a Assembleia Legislativa referendou o resultado do plebiscito. No dia, o vice-governador Carlos Alberto Batista da Cunha assinou a Lei n.º 4076, publicada no diário Oficial de 11 de maio de 1988, criando o município de João Neiva.

 

Com a chegada das primeiras famílias surgiram os povoados de Acioli (1887) e Demétrio Ribeiro (1891). No início do século, o engenheiro e deputado federal baiano João Augusto Neiva muito lutou na Câmara Federal para a instalação da Estrada de Ferro Diamantina, pertencente à Companhia Estrada de Ferro Vitória a Minas.

 

Com a instalação da Estrada de Ferro surge a Estação Ferroviária, inaugurada em 20 de dezembro de 1905. O terreno para a obra foi doado por Negri Orestes. Pedro Nolasco, que foi idealizador da construção da ferrovia, para homenagear o deputado federal João Augusto Neiva deu à Estação o nome de João Neiva. É em torno dela que surge o povoado de João Neiva.

 

No dia 15 de novembro de 1988 foi realizada a primeira eleição no município, tendo sido eleito para prefeito, Aluyzio Morelatto; para vice-prefeito, José Anízio Ivo Secomandi; e para a primeira Câmara os vereadores Alécio Jocimar Fávaro, Antônio Pandolfi, Augusto Tessarolo, Ayrton Fornaciari, Edson Luiz Dal Piaz Coutinho, José Carlos Alves dos Santos, José Domingos Del Pupo, José Francisco Grippa, José Geraldo Colombo, Jurandir Mattos do Nascimento, Maria Luiza Casoti Louzada, Natalino Antônio Gasparine e Waldemar de Barros. Com a posse dos eleitos, em 15 de novembro de 1988, o município foi oficialmente instalado no dia 01 de janeiro de 1989, em cerimônia realizada no Centro Comunitário, presidido pelo juiz de Direito da Comarca de Ibiraçu, Dr. Machado de Souza.

Veja mais sobre Cidades [+ notícias]

Edição da Semana

Coluna
Beth Vervloet

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Aracruz e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!